segunda-feira, 7 de maio de 2007

"Luz no Saber" leva energia às escolas rurais de Minas

O Debate - Portal de Notícias

Por meio do programa Luz no Saber, a Cemig, em parceria com Secretaria de Estado da Educação, garantiu o abastecimento de energia elétrica a 1.380 escolas rurais em todas as regiões do Estado, desde 2004.

Esse atendimento superou a demanda inicial estimada pela Secretaria, que era de 1.125 escolas, zerando o déficit de eletrificação da rede pública de ensino.

Para fazer o atendimento das escolas rurais, foram investidos R$ 8 milhões, de 2004 a 2006, na extensão da rede elétrica ou na instalação de sistemas fotovoltaicos de geração de energia solar, quando a localização é afastada da rede.

Foram instalados ainda o padrão de entrada, um disjuntor, um ponto de luz por cômodo, até o limite de três pontos de luz, e duas tomadas. Os investimentos são provenientes do programa Luz para Todos, de universalização do atendimento rural, realizado com recursos da Cemig e dos governos estadual e federal.

Os principais benefícios do programa Luz no Saber são o conforto e a melhoria da qualidade do ensino nas escolas, graças à possibilidade de acesso a recursos pedagógicos como a tele-educação, seja por meio do videocassete, DVD, TV ou antena parabólica nas salas de aula. Além disso, as escolas se beneficiam também com a facilidade de armazenamento de alimentos da merenda escolar servida aos alunos.

Com isso, o Luz no Saber pretende reduzir a evasão escolar, permitindo o acesso, aos alunos e seus familiares, a novas possibilidades de aprendizado. Também permite a implantação do curso noturno, quando existe necessidade de redução do analfabetismo adulto, e possibilita a promoção do desenvolvimento integrado do Estado, reduzindo as diferenças entre as diversas regiões.

Um comentário:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Muito interessante, animador e positivo!... Por estas e outras, insistimos em crer que continuam existindo esperanças para o mundo! Beijinhos alados e solares.