terça-feira, 22 de maio de 2007

Servidores do Ibama mantêm greve contra divisão do órgão

Folha Online

Os servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mantêm a greve contra a divisão do órgão.

O presidente da Asibama (Associação Nacional dos Servidores do Ibama), Jonas Corrêa, afirmou que a determinação da Justiça para que 50% dos funcionários de cada setor mantenham suas atividades está sendo cumprida.

No entanto, ele explicou que os servidores têm se recusado a assinar o ponto porque são solidários ao movimento de greve, o que não permite um controle sobre a quantidade de trabalhadores parados.

A liminar, concedida na última segunda-feira, determina que os grevistas mantenham 50% dos funcionários em atividade sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5.000.

Corrêa disse que há rumores sobre o possível corte de salários dos funcionários que não voltarem ao trabalho. "Consideramos isso uma ilegalidade, pois o juiz não considerou nossa greve ilegal nem abusiva."

Segundo ele, os advogados do Asibama já ajuizaram um recurso contra a liminar na Justiça pedindo a reavaliação da decisão sobre a necessidade de retorno ao trabalho de 50% dos funcionários.

Os grevistas marcaram uma manifestação para hoje (22/05), às 9h, na Câmara dos Deputados.

De acordo com Corrêa, a greve atinge 26 Estados e o Distrito Federal - apenas a Paraíba está de fora da paralisação.

Polêmica

Entre as reclamações dos grevistas está a MP (medida provisória) 366, que criou o Instituto Chico Mendes e marcou o início da reestruturação do Ibama. Para os grevistas, esse instituto evidenciou a suposta tentativa do governo de pressionar o órgão a acelerar a concessão de licenças ambientais.

No começo do mês, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) divulgou um balanço sobre o andamento das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e criou um selo para classificar o nível de preocupação com esses projetos. O selo vermelho, por exemplo, classificava as obras que possuem alto risco para a sua execução, ou seja, estão atrasadas.

Entre os projetos classificados como preocupantes pela ministra estão quatro usinas que dependem de licenciamento ambiental: Jirau, Santo Antônio, Pai Querê e Baixo Iguaçu.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a greve. "Então, por que o Ibama está em greve? Eu não sei, eu só sei que a ministra Marina, depois de quatro anos de experiência no ministério, propôs fazer mudanças, separar o que é licenciamento daquilo que é preservação dos parques. Foi isso que ela fez, a mudança. As pessoas deveriam pelo menos permitir que as mudanças fossem introduzidas para saber se alguém vai ter prejuízo ou não."

Nenhum comentário: