quinta-feira, 3 de maio de 2007

Deter as mudanças climáticas ainda é possível

WWF Brasil

O relatório "Deter as mudanças climáticas é possível" da rede WWF divulgado nesta quinta-feira, 03 de maio, aponta uma série de caminhos e idéias para combatermos o aquecimento global. O estudo destaca iniciativas ao redor do mundo, da Índia ao Brasil, para economizar energia e reduzir a poluição por gás carbônico, listando 15 maneiras de como pessoas, empresas e governos podem trabalhar com o WWF, reduzir as emissões de CO2 e ajudar o clima do planeta.

Enquanto ainda há governos que tentam obstruir as negociações internacionais, outros utilizam diferentes tipos de energias renováveis e técnicas de eficiência energética para diminuir a emissão de gases causadores de mudanças climáticas. Um dos exemplos mostrados no relatório é brasileiro. No país, mesmo com uma matriz majoritariamente renovável, a tendência é de que haja aumento no número de usinas térmicas e grandes hidrelétricas. Pensando nisso, WWF-Brasil publicou o estudo Agenda Elétrica Sustentável 2020, em setembro de 2006, que propõe soluções como a diversificação da matriz elétrica com adoção de fontes energéticas renováveis não convencionais e a redução do desperdício com técnicas de eficiência energética.

Segundo as projeções da Agenda Elétrica Sustentável 2020, medidas como estas podem levar o país a evitar a emissão de 413 milhões de toneladas de CO2 até 2020. O número equivale à poluição de 30 mil carros populares a gasolina viajando do Oiapoque ao Chuí anualmente neste mesmo período.

Toda esta economia seria feita sem a necessidade da construção de grandes hidrelétricas, garantindo a segurança energética do país e ainda poupando R$ 33 bilhões para os brasileiros. "É preciso que o governo, a sociedade e as empresas se organizem para tornar a Agenda Elétrica Sustentável uma realidade para o Brasil", afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. "É como se o planeta estivesse com febre e a rede WWF está trabalhando em vários lugares ao mesmo tempo para ajudar a combater o problema do aquecimento global", acrescenta.

Entre outras maneiras de parar o aquecimento da Terra, o relatório "Deter as mudanças climáticas é possível" também traz a experiência de outros países, como a nova lei de incentivo à produção de biocombustíveis na Tailândia e a campanha no Reino Unido para mostrar como cada cidadão pode reduzir seu consumo de eletricidade se os aparelhos eletroeletrônicos forem desligados da tomada.

O terceiro grupo de trabalho do Painel Intergovenamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) que se reúne em Bangkok esta semana, deve mostrar o alto custo de não tomar ações emergenciais com o objetivo de deter as mudanças climáticas. "Vai sair muito mais caro reparar as conseqüências de tempestades, cheias e secas e os impactos econômicos das mudanças na agricultura que implementar medidas agora para estabilizar as mudanças climáticas", afirma Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação de Programas Temáticos do WWF-Brasil.

A rede WWF acredita que é muito perigoso que a temperatura do planeta ultrapasse os 2°C, por isso a humanidade tem a difícil tarefa de cortar as emissões globais de CO2 em 50% até a metade deste século. Estudos independentes, como o Relatório Stern, do governo do Reino Unido, já demonstraram isso em números.

"Nós temos tecnologia disponível e as ferramentas econômicas para mudar esse cenário. Agora é preciso que todos se engajem para que possamos ter um planeta saudável", comenta Karen Suassuna, técnica em Mudanças Climáticas do WWF-Brasil.

Veja também:
Centro de Distribuição de Dados do IPCC
Agenda Elétrica Sustentável 2020 - 2a. edição [pdf, 1.79 MB]

Nenhum comentário: