segunda-feira, 28 de maio de 2007

Falta um ano para o Rock in Rio

O Primeiro de Janeiro

Um espectáculo de fogos-de-artifício aguçou o apetite para a próxima edição do Rock in Rio, em Lisboa. É sabido que o evento vai em 2008 ter cuidados especiais com o ambiente, sendo que o palco principal vai funcionar com energia solar.

Um majestoso show pirotécnico na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, marcou a contagem decrescente para o Rock in Rio Lisboa de 2008. São já conhecidas algumas novidades para a edição do próximo ano, sendo que o palco principal vai funcionar com energia solar, com a utilização de 240 painéis solares, revelou hoje a organização.

A medida insere-se na estratégia da organização para a próxima edição do festival, cujo tema central é o ambiente, sensibilizando para o problema das alterações climáticas.

O Rock in Rio 2008 ocorrerá nos dias 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho no Parque da Bela da Vista, em Lisboa, e a 27 e 28 de Junho, 4, 5 e 6 de Julho em Arganda del Rey, em Madrid.

Com a intenção de contribuir para a redução de emissões de carbono, a equipe do Rock in Rio vai instalar nos recintos das duas cidades um total de 240 painéis fotovoltaicos que produzirão eletricidade para a montagem do palco principal.

A energia acumulada dos painéis será também utilizada durante os concertos, mas como fonte de energia secundária.

Com os painéis, que integram a própria estrutura do palco, esperam produzir 19 mil quilowatts de eletricidade, o que equivale ao consumo diário de uma localidade com 2.500 habitantes, e evitar a emissão de nove toneladas de CO2. Terminado o festival, os painéis permanecerão tanto no Parque da Bela Vista como em Arganda del Rey.

Madrid

O Rock in Rio decorrerá pela primeira vez em Madrid em 2008, numa estratégia de internacionalização. Será construída de raiz uma nova “cidade do rock”. O acordo com a autarquia madrilena tem a validade de três anos, o que implica a realização de pelo menos outras tantas edições. Alejandro Sanz e Ivete Sangalo são os dois únicos artistas já confirmados em Lisboa e em Madrid.

Nenhum comentário: