terça-feira, 8 de maio de 2007

Governo e Associação dos Municípios do Paraná firmam convênio de cooperação técnica na área ambiental

Agência Estadual de Notícias do Paraná

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, assinaram nesta segunda-feira (7/5) um Termo de Cooperação Técnica com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), durante a posse do novo presidente da Associação, Moacyr Fadel, prefeito de Castro. “O convênio visa à capacitação de gestores ambientais dos 399 municípios paranaenses para que possam interpretar a legislação ambiental e executar ações ambientalmente corretas. Com conhecimento técnico, poderão atuar de forma mais efetiva na preservação ambiental”, explicou Burko.

Para o presidente da AMP, o convênio é importante porque fará com que os gestores ambientais que exercem a função nos municípios mantenham-se atualizados sobre as mudanças que estão ocorrendo no Paraná, com os programas executados pelo IAP. “A assinatura desse convênio é muito interessante para o estreitamento da relação entre Estado e municípios. Além disso, no momento em que os municípios quiserem se adequar à nova legislação, estes gestores ambientais terão papel fundamental, orientando prefeitos e prefeituras em todos os processos que serão feitos pelo IAP”, afirmou.

A primeira etapa da capacitação técnica prevê o repasse de orientações sobre coleta seletiva, compostagem e destinação final de resíduos sólidos. A coordenadora de Resíduos Sólidos do IAP, Adriana Ferreira, destacou que estas três atividades são de responsabilidade do município. “O IAP irá repassar conhecimentos técnicos, diretrizes e alternativas que sejam viáveis técnica e economicamente para disposição final dos resíduos, objetivando a inserção social dos agentes ambientais (catadores) e aumento da vida útil dos aterros sanitários”, disse Adriana.

Nenhum comentário: