terça-feira, 8 de maio de 2007

O futuro das fontes renováveis de energia para os países em desenvolvimento

A ISES (International Solar Energy Society) publicou recentemente o White Paper (em português, algo com sentido próximo de um "relatório oficial", só que mais abrangente) denominado "O futuro das fontes renováveis de energia para os países em desenvolvimento".

Este White Paper apresenta embasamento para políticas governamentais eficazes e apropriadas, no campo de fontes renováveis de energia, para a aplicação nos países em desenvolvimento. Também fornece informações científicas adequadas para a escolha de políticas energéticas racionais e responsáveis, dentro desse contexto, em apoio ao desenvolvimento sustentável.

Mesmo reconhecendo as substanciais barreiras que restringem os países em desenvolvimento, este documento destaca a oportunidade do momento atual, ímpar e de enorme importância, assim como a responsabilidade dos atuais tomadores de decisões quanto à política energética.

O documento endossa a tese do White Paper anterior da ISES, intitulado “Transição para um futuro com recursos energéticos renováveis”, no qual era declarado que “um esforço mundial para gerar a transição para o uso de fontes renováveis de energia deve emergir no topo dos organismos políticos nacionais e internacionais, a partir de agora”.

O White Paper "O futuro das fontes renováveis de energia para os países em desenvolvimento" foi traduzido para o português pela ISES DO BRASIL, e está disponível para download em: www.ises.org/shortcut.nsf/to/wp

Nenhum comentário: