segunda-feira, 14 de maio de 2007

Gore cobra compromisso ambiental de países em desenvolvimento

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore disse hoje que os países em desenvolvimento, como o Brasil e a China, têm de se comprometer a reduzir as emissões de gases poluentes.

Folha Online / Efe, Rio de Janeiro, 12/05/2007

"Sou a favor de que os países em desenvolvimento também se comprometam", afirmou Gore, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro. O protocolo de Kyoto diz que as nações com maior renda têm obrigação de reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa primeiro. Gore disse respeitar a determinação.

Para Gore os países ricos têm de assumir a liderança e depois oferecer a tecnologia e os recursos necessários para que os outros países sigam o exemplo.

"A China vai se transformar no maior emissor de gás carbônico neste ano ou no próximo, quando superará os EUA", afirmou. Gore fez referências aos países que ainda não assumiram compromissos e que já são apontados como os principais geradores do efeito estufa.

Nos últimos anos, o político americano se destacou como porta-voz da causa ecológica e vem promovendo uma maior conscientização mundial da ameaça trazida pelo aquecimento global.

Gore disse que os Estados Unidos não tem apenas a obrigação de aderir o tratado, mas também de liderar as medidas contra o aquecimento global. Os EUA assinaram o protocolo de Kyoto, mas não ratificaram o acordo.

O líder ambientalista acrescentou que o novo Congresso de seu país é favorável a medidas para reduzir o aquecimento e que alguns Governos regionais já tomaram importantes iniciativas nesse sentido. O presidente americano, George W. Bush, é conhecido por sua resistência a acordos ambientais internacionais.

Nenhum comentário: