segunda-feira, 28 de maio de 2007

Os eletrônicos ficam mais "verdes"

Ecoluna, AmbienteBrasil
25/5/20007

Depois de meses de campanha do Greenpeace, a Apple publicou um comunicado em seu site (aqui, em Inglês), no qual Steve Jobs anuncia que o mercúrio usado na fabricação de monitores e telas será eliminado e substituído ainda este ano pela tecnologia de iluminação LED.

Comprometeu-se ainda a eliminar ou reduzir o uso de substâncias tóxicas como arsênico, PVC e BFR (retardantes de chamas) na fabricação de computadores, iPods e demais eletrônicos da empresa.

A Apple também pretende expandir, ainda este ano, seu programa de devolução de iPods para todas as lojas que tem no mundo.

A empresa de Steve Jobs ocupa no momento o último lugar do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace, mas, com o anúncio das novas diretrizes, deve subir bem na próxima atualização do ranking, prevista para junho.

* * *

Outra boa notícia vem da japonesa Epson, que acaba de alterar as embalagens dos seus cartuchos de tintas para impressoras de grande formato. A antiga embalagem branca deu lugar a uma caixa de papel pardo 100% reciclado.

A empresa, já em 2002, estabeleceu como sua meta uma redução de 60% do seu equivalente de emissão de CO2 até 2010.

Além disso, as impressoras da marca tiveram seu consumo de energia reduzido em 64% nos últimos três anos e em seus produtos não são utilizadas substâncias que contenham metais pesados.

* * *

A AmbienteBrasil foi uma vitrine para este problema, publicando a reportagem especial "Resíduos Hi-tech: uma bomba-relógio ambiental" (leia parte um e parte dois).

Nenhum comentário: