quinta-feira, 17 de maio de 2007

WWF propõe soluções na área energética para deter mudança climática

Adoção de soluções de eficiência energética dariam resultados mais rápidos, enquanto outras fontes energéticas não fossem adotadas

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente


A WWF, organização não-governamental que atua na área de conservação ambiental, divulgou nesta terça-feira, 15 de maio, o relatório "Soluções Climáticas: a Visão do WWF para 2050". O documento, feito pela força tarefa energética global da entidade, indica que as tecnologias e as fontes de energia sustentáveis conhecidas e disponíveis são suficientes para deter o aquecimento global. Mas, segundo o relatório, o mundo tem cinco anos para adotar as soluções mais adequadas.

Entre as principais conclusões da WWF, a adoção de ações de eficiência energética são prioridade, principalmente, em países em desenvolvimento nos quais há um grande estoque de ineficiência. O modelo mostra que entre 2020 e 2025 as medidas de eficiência energética vão atender o crescimento da demanda por serviços de energia. As medidas podem reduzir em 39% a demanda projetada anualmente e evitar a emissão de 9,4 Gt de carbono por ano, em 2050, segundo o documento.

A força tarefa dividiu as soluções em três grupos: um com as energias com enormes benefícios positivos; outro com energias com alguns impactos negativos, mas superados pelos benefícios positivos; e o último de energias com impactos negativos graves, superando quaisquer benefícios positivos. Este grupo é formado pela fonte nuclear, biomassa insustentável e grandes projetos hidrelétricos.

A energia nuclear é desconsiderada, segundo o relatório, devido ao alto custo de implantação, as emissões e resíduos radioativos, os riscos de segurança e a proliferação dos impactos negativos que não superam o benefícios positivos dessa tecnologia. O relatório reconhece que há usinas em construção ou em operação, mas leva em consideração que serão descomissionadas após cumprirem a vida útil até 2050.

As biomassas insustentáveis são aquelas vindas de plantações erguidas sobre áreas de florestas recém- desmatadas. O conceito de biomassa sustentável deve ser constituído a partir de estudos mundiais. O estudo propõe a adoção de tecnologias de baixa emissão como eólica, hídrica, solar, térmica a gás e bioenergia. As térmicas a gás seriam usadas para substituir as a carvão, consideradas altamente poluentes. Estas tecnologias, diz o estudo, poderiam atender 70% da demanda após as medidas de eficiência energética serem adotadas.

Para o WWF, as medidas de eficientização mostrariam resultados já a partir de 2015, enquanto as energias renováveis um pouco depois. O objetivo final das propostas é estabilizar a demanda de energia a partir de 2020, ano no qual as energias renováveis seriam amplamente usadas. O gás natural daria apoio ao sistema no período de 2010 a 2040, evitando as usinas a carvão. O relatório pode ser acessado, clicando aqui.

Nenhum comentário: