terça-feira, 29 de maio de 2007

Uso da Energia Solar é tema de simpósio

Itu.com.br

O incentivo à utilização da energia solar através de políticas públicas será debatido no simpósio “São Paulo a caminho do Sol” no dia 15 de junho, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Dois projetos principais serão discutidos no simpósio. O primeiro é do deputado José Augusto, que sugere uma lei que estabelece a obrigatoriedade da instalação de equipamentos de energia solar em edificações novas. O segundo é da Prefeitura de São Paulo, que quer a instalação obrigatória de captação de energia solar em novas habitações.

Segundo o deputado José Augusto, “o Sol é uma fonte de energia barata e abundante, além de contribuir para evitar o aquecimento global e a perda de biodiversidade provocada pela construção de hidrelétricas”.

O evento é destinado ao público em geral, especialmente a prefeitos, vereadores e agentes públicos, assim como a dirigentes do Terceiro Setor com atuação na área ambiental.

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, já foi apelidada de “Capital Brasileira do Sol”, pois 4% das residências da grande metrópole já utilizam captadores de energia solar.

Campinas também é um exemplo de cidade que está firmando leis pelo uso da energia solar. A Prefeitura estuda agora a proposta de contabilizar a energia solar como melhoria no imóvel na cobrança do IPTU, levando um aumento no valor final do tribuno cobrado.

Aquecimento solar economiza 80% de energia

Dentro das unidades habitacionais, a tecnologia que mais ajuda na economia de energia elétrica é o aquecimento solar. O sistema é principalmente usado para substituir a resistência dos chuveiros no aquecimento da água - o maior responsável pelo consumo de energia elétrica dentro de uma casa.

Nenhum comentário: