segunda-feira, 14 de maio de 2007

Empresa cria placa de energia solar que custa metade do preço

IDG Now!

São Paulo - Mecanismo pode tornar possível a aplicação da energia solar comercialmente e em residências, com custo até menor que a eletricidade.

Um mecanismo que foca a luz em pequenas áreas de material foto-elétrico pode tornar possível a aplicação da energia solar comercialmente e em residências, em alguns casos até mesmo com o custo menor que a eletricidade. Os primeiros sistemas, que podem ser feitos com metade do valor de painéis solares convencionais, serão lançados ainda este ano, de acordo com a Soliant Energy.

A Soliant Energy, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema, explica que a concentração de luz solar com espelhos ou lentes em uma pequena área diminui custos de energia solar.

Em parte, isso acontece pela redução da quantidade de material foto-elétrico necessário - cujo valor é bastante alto. Mas enquanto sistemas foto-elétricos concentrados são atraentes para utilização em larga escala, os designs convencionais são difíceis de montar em telhados de casas ou comércio. Os sistemas são grandes e pesados, montados em locais onde possam se mover para seguir o sol. Isso os torna mais vulneráveis a rajadas de vento do que painéis solares planos.

A Soliant desenvolveu, contudo, um centralizador solar que segue o sol sem precisar estar muito alto. O sistema se encaixa em uma moldura retangular e é montado no telhado com o mesmo hardware utilizado em painéis solares planos convencionais.

No dispositivo, são combinados espelhos e lentes compactas. Cada módulo é feito de fileiras de alumínio divididas em canais, que são montados dentro de uma moldura retangular e podem inclinar de um lado para o outro para seguir o sol.

Dentro de cada canal, na parte de baixo, uma faixa de silicone foto-elétrico permanece girando. Quando a luz entra, um pouco dela reflete na superfície dos canais e alcança a faixa de silicone. O restante da luz está focado na faixa, por uma lente incorporada na cobertura.

O valor deste modelo equivale a metade do custo de um painel solar. A previsão é de que uma segunda geração do dispositivo, que concentrará mais luz, custe um quarto do valor do painel solar tradicional. A nova tecnologia deve estar disponível em 2010. A Soliant está testando os painéis junto à SAI-DOE (Solar America Initiative - U.S. Department of Energy) e Sun Edison, um instalador e operador de sistemas solares.

Nenhum comentário: