quarta-feira, 2 de maio de 2007

Energia solar abastece farol da Marinha

Núcleo de Comunicação do CTC - UFSC
por Débora Horn

18.01.2007


No último dia 19 de janeiro, foi inaugurado o novo sistema de abastecimento de energia do farol da Ilha do Arvoredo, localizada ao norte de Florianópolis (SC). Para substituir os geradores movidos a óleo diesel, foram implantados painéis fotovoltaicos e baterias, que agora tornam o sol a única fonte de energia necessária ao funcionamento do farol.

O projeto foi solicitado em 2005 pela Marinha do Brasil aos laboratórios de Energia Solar (Labsolar) e de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A substituição do sistema resulta de uma parceria firmada entre UFSC, Marinha, Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e Eletrosul Centrais Elétricas . A inauguração ocorreu durante a passagem do cargo de Capitão dos Portos de Santa Catarina.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Civil (ECV/UFSC) Ricardo Rüther, que coordena o projeto, o uso da energia solar permitirá a redução de custos com a compra e o transporte do óleo diesel até a Ilha. "Cerca de 1,2 mil litros de diesel eram queimados mensalmente para abastecer o farol”, afirma. Além da economia, o novo sistema reduzirá os riscos ambientais, como a poluição, trazidos pelo uso de combustível fóssil.

Agora o farol conta com 176 módulos fotovoltaicos, painéis que têm a função de captar a energia do sol e transformá-la em energia elétrica. Essa transformação ocorre por meio da movimentação de elétrons, excitados pela interação da luz do sol com materiais semicondutores - como o silício presente nos painéis.

Toda a energia gerada será armazenada em 100 baterias, garantindo ao sistema uma autonomia de cinco dias - período em que o farol continuará funcionando normalmente, mesmo que não haja sol para abastecê-lo. Assim, a Ilha do Arvoredo passa a ter o maior sistema de geração fotovoltaica já instalado em Santa Catarina, com potência de 13,2 quilowatts (kW), suficiente para abastecer a cinco residências urbanas típicas -- com quatro habitantes e eletrodomésticos como forno microondas, geladeira e ar condicionado.

Conforme Rüther, a grande capacidade de geração e armazenamento do sistema também trará mais conforto às pessoas que trabalham no farol. Isso porque, com o uso de diesel, elas só tinham acesso à energia elétrica durante a noite, quando eram ligados os geradores . "Agora terão energia o dia todo", diz o professor.

O local - Inaugurado em 1883, o farol orienta a navegação ao norte da Ilha de Santa Catarina, emitindo feixes de luz a cada 60 segundos. Esses lampejos brancos podem ser vistos a uma distância de até 24 milhas náuticas (cerca de 45 quilômetros).

Um comentário:

Tobias Amorim disse...

"...com quatro habitantes e eletrodomésticos como forno microondas, geladeira e ar condicionado."

Interessante a mensao desses eletrodomésticos. Pois em geral o uso de microondas e ar condicionado, de uso comum no Brasil, em geral nao sao associados a sistemas isolados abastecidos com painéis solares fotovoltaicos devido ao alto consumo de energia.

Com essa mensao, no entanto, é demonstrado que painéis fotovoltaicos podem ser empregados, sem alteracao do "conforto" domiciliar.