quarta-feira, 2 de maio de 2007

O desastre da soja transgênica no Paraguai

O Paraguai sofreu uma seca (estiagem) prolongada. As variedades de soja transgênica cultivada no país sofreram perdas de 90%, enquanto as variedades convencionais (não-transgênicas) produziram muito bem.

Vídeo produzido pelo Governo do Paraná.
Adicionado no YouTube em Junho de 2006.

2 comentários:

Tobias Amorim disse...

Interessante video, mas com infelicidades...

Como pode o presidente da associacao de produtores rurais me dizer ter ROUBADO tecnologia de país vizinho e terem plantadas em clima diferente e quererem semelhante desempenho?

Infelizmente nossa terra se encontra realmente nas maos de pessoas totalmente despreparadas que compromentem nao somente sua propria situacao financeira, mas também a saúde de grande parte da populacao plantando de forma desadequada sem levarem em conta qualquer efeito como a contaminacao de rios, degradacao do solo e producao de produto duvidosos a saúde humana.

Mas assim como o outro post sobre trangênicos, o que é mais triste, é ver que o pessoal considerado ser especialista e responsável por realizarem estudos para o desenvolvimento, sao capazes de produzirem tao resultado em seus estudos.

Tobias Amorim disse...

Mas é de mal intento do Paraná querer usar um exemplo de fazendeiros desinformados, que compraram produto inadequado para a sua regiao, e considerar isso como efeito para toda e qualquer semente trangênica.

Assim como sementes convencionais, as trangênicas também possuem certos tipos, as quais possuem certas caracteristicas para serem assim aplicadas em certas regioes.

No caso de se plantar a semente certa no local errado ou o local certo com a semente certa, com certeza os resultados nao serao os esperados. Mas nem por isso significa que um determinado produto é ruin. Ele é apenas inadequado as condicoes empregadas. O que é ruin nesse caso é o conselho ou a informacao dada a quem a comprou.

Problema semelhante se deu em varios projetos de eletrificacao rural com uso de energia fotovoltaica. Nas quais sistemas foram má utilizados ou má dimensionados e as pessoas perderam com isso a credibilidade no sistema total devido a um má uso da mesma. Com isso só quero completar que em geral somos "cegos" as razoes pelo qual determinado empreendimento nao obteve sucesso, mas nao paramos para repensar os motivos pelo quais e simplesmente ignoramos tal alternativa por completo.