quarta-feira, 2 de maio de 2007

FAO aponta riscos à segurança alimentar com produção de biocombustíveis

24HorasNews.com.br
por Mylena Fiori, de Brasília
01/05/2007 - 19h13


A produção de biocombustíveis apresenta tanto oportunidades como riscos à segurança alimentar na América Latina e Caribe. A conclusão consta de estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita ao Chile, na última quinta-feira (26).

O documento foi elaborado por especialistas de vários países e técnicos da FAO e de outras organizações nas áreas de energia, clima e meio ambiente a partir da crescente polêmica sobre o impacto da produção de bionenergia. Uma das críticas refere-se ao desvio de matéria-prima que serviria de alimento para a produção de combustíveis.

Também há preocupação com a perda de biodiversidade devido à destinação de grandes superfícies de terra à monocultura – atualmente, são produzidos biocombustíveis de cana-de- açúcar, milho e azeite de palma.

Reunidos em Roma, no mês passado, especialistas do mundo todo avaliaram o potencial global da bioenergia e os possíveis impactos do rápido crescimento dessa indústria na segurança alimentar. Também identificaram caminhos para a produção sustentável de biocombustíveis. O próximo passo será o lançamento, pela FAO, da Plataforma Internacional de Bioenergia (IBEP), destinada a governos e potenciais investidores, com diretrizes sobre bionergia.

Um comentário:

Tobias Amorim disse...

Interessante saber que entregarao tao estudo diretamente ao presidente. Interessante seria saber a opniao do mesmo após ter lido o estudo. Mas mais importante é o final da notícia, na qual o próximo estudo nao somente criticará mas sim apresentará possibilidades para produzir bio combustíveis sem prejudicar ou com menor dano ao meio ambiente. Espero que as propostas sejam realistas para poderem ser aceitáveis e aplicadas.