quarta-feira, 13 de junho de 2007

Primeiro avião a jato do mundo movido por células a combustível a hidrogênio

Inovação Tecnológica


A tão propalada Era do Hidrogênio ainda não chegou. E pode até demorar um pouco. Mas tem gente fazendo bonito e bem feito. É o caso do primeiro avião a jato movido inteiramente por células a combustível - e o combustível das células, claro, é o hidrogênio.

Por enquanto o Hyfish é apenas um avião em miniatura, medindo 1,2 metro de comprimento, com uma envergadura de asa de 1 metro e pesando meros 6 quilos. Apesar disso, em sua primeira demonstração pública ele atingiu velocidades de até 200 km/h, em um vôo de 15 minutos.

O avião a jato a hidrogênio é uma criação do DLR ("Deutsches Zentrum fuer Luft- und Raumfahrt" - Centro Alemão de Pesquisas Aéreas e Espaciais), que contou com a colaboração de vários parceiros industriais.

A célula a combustível foi fabricada pela Horizon Fuel Cell Technologies, de Cingapura e é a única fonte de alimentação do pequeno jato. A célula é capaz de produzir 1 kiloWatt de energia, mesmo pesando apenas 3 quilos, aí incluído o tanque pressurizado de hidrogênio.

Segundo seus criadores, a tecnologia que está permitindo a criação e o desenvolvimento do HyFish poderá ser adequada não apenas para as aeronaves não- tripuladas, mas também para jatos executivos capaz de carregar até 20 passageiros.

Nenhum comentário: