domingo, 17 de junho de 2007

Gerente de Desenvolvimento Energético da Petrobras defende adoção de novas tecnologias comprometidas com o meio ambiente

Portal Fator Brasil, 14/06

O gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Diretoria de Gás e Energia da Petrobras, Mozart Queiroz, disse dia 13 de junho, que o Brasil está em uma situação confortável no que se refere à utilização de fontes alternativas de energia. Ressaltou, no entanto, que o mundo precisa evoluir de forma mais consistente nesse processo. "Não é preciso abrir mão da utilização do petróleo, mas precisamos avançar na adoção de novas tecnologias e, inclusive, promovermos mudanças de hábitos que resultem em menos poluição", assinalou Queiroz em palestra sobre "Matriz Energética para o Desenvolvimento Sustentável ,durante a 9ª Conferência Internacional- Empresa e Responsabilidade Social, promovida pela Instituto Ethos, em São Paulo, onde a Petrobras também lançou seu Balanço Social e Ambiental de 2006. No Rio de Janeiro o Balanço foi lançado no dia 12, em entrevista coletiva com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, no Edifício-Sede da empresa.

Mozart lembrou que a Petrobras executou seu primeiro projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) em 2004, ao inaugurar sua primeira usina eólica, em Macau (RN), com três aerogeradores (substituindo dois geradores elétricos e uma bomba mecânica de petróleo, ambos a diesel). Com a geração dessa fonte de energia renovável, a Companhia deixa de emitir cerca de três mil toneladas de CO2 por ano. "Estamos mostrando o que empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental podem fazer", reforçou, citando ainda outras iniciativas da Companhia, como a implantação de painel fotovoltaico na plataforma PUB2 (Ubarana, Rio Grande do Norte) e de bombeio fotovoltaico em poço de Mossoró (RN), a adoção de energia termo-solar em várias de suas unidades, além de produzir biodiesel utilizando matérias-primas da agricultura familiar.

Nenhum comentário: