segunda-feira, 11 de junho de 2007

Operação Moeda Verde: Câmara de Vereadores de Florianópolis começa hoje a ouvir depoimentos

Audiências serão abertas por ex-empreendedor de shopping

por João Cavalazzi, Diário Catarinense

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de Vereadores de Florianópolis começa a ouvir, hoje, os depoimentos de funcionários públicos municipais e empresários citados pela Polícia Federal nas investigações que deram origem à Operação Moeda Verde.

Realizada no dia 3 de maio, a operação resultou na prisão temporária de 22 pessoas acusadas de envolvimento em um suposto esquema para favorecer empreendimentos imobiliários na Ilha de Santa Catarina. As audiências são abertas ao público.

Conforme calendário estabelecido na semana passada, dez pessoas devem comparecer à CPI até sexta-feira. Serão dois depoimentos por dia.

Apenas os servidores municipais têm obrigação legal de comparecer às sessões, explicou o procurador-chefe da Câmara, Antônio Chraim. São eles os vereadores Juarez Silveira (sem partido) e Marcílio Ávila (PMDB), o servidor comissionado Itanoir Cláudio, que trabalhava no gabinete de Silveira, e o procurador do município, Jaime de Souza. Destes, apenas o procurador não teve prisão temporária decretada pela Justiça Federal.

Os três empresários que constam da lista de depoentes, assim como a delegada federal Julia Vergara da Silva e o procurador-chefe do Ministério Público Federal, Walmor Moreira, foram convidados a comparecer à Câmara, explicou o procurador Chraim.

Ao contrário dos funcionários do município, eles podem optar por não prestar depoimento à CPI, se assim desejarem.

Juiz pode anunciar decisão sobre afastamento

Hoje, o juiz Zenildo Bodnar, da Vara Federal Ambiental da Capital, pode decidir o pedido de afastamento do procurador-chefe da República, Valmor Moreira, do caso. O pedido de suspeição de Moreira, autor do requerimento que deu origem à Operação Moeda Verde, foi formulado pelos advogados que defendem o empresário Paulo Cezar Maciel, um dos sócios do Shopping Iguatemi.

Eles alegam que Moreira teria agido de forma parcial na disputa judicial que colocou em lados opostos Maciel e o ex-incorporador do Floripa Shopping, Carlos Amastha. O procurador nega a acusação.

Calendário

Hoje

14h - Carlos Amastha, ex-empreendedor do Floripa Shopping
16h - Itanoir Cláudio, chefe de gabinete de Juarez Silveira

Amanhã

14h - Paulo César Maciel da Silva, sócio do Shopping Iguatemi
16h - Paulo Toniolo Júnior, empresário, dono da DVA Veículos

Quarta-feira
14h - Renato Juceli de Souza, ex-secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp)
16h - Jaime de Souza, procurador do município

Quinta-feira
9h - Júlia Vergara, delegada da Polícia Federal
14h - Walmor Alves Moreira, procurador da União

Sexta-feira
9h - Juarez Silveira, vereador
14h - Marcílio Ávila, vereador licenciado, atual presidente da Santur

Nenhum comentário: