quarta-feira, 13 de junho de 2007

Google e Intel lançam programa de eficiência energética

Por Leonard Anderson, Reuters Brasil

Estados Unidos (Reuters) - O Google, líder entre os mecanismos de busca, e a fabricante de semicondutores Intel lançou nesta terça-feira, 12/6, um programa amplo para introduzir computadores e servidores que economizam mais energia e reduzem as emissões de gases causadores do efeito estufa.

O novo programa também agrega empresas de tecnologia como Dell, Hewlett-Packard, IBM e a gigante de softwares Microsoft, além de outras.

O programa vai estabelecer novas metas de eficiência para computadores e ferramentas de software para administrar o consumo de energia.

O objetivo é fixar o novo alvo de 90% de eficiência para o fornecimento elétrico, disse Urs Holzle, vice-presidente sênior de operações do Google.

Isso reduziria as emissões de gases causadores do efeito estufa em 54 milhões de toneladas por ano e economizaria mais de 5,5 bilhões de dólares em custos de energia, disse ele em um encontro na sede do Google na cidade de Mountain View, Califórnia.

O programa, que também inclui o World Wildlife Fund (WWF), a agência de proteção ambiental dos EUA e a empresa de serviços públicos californiana PG&E, seguirá os padrões Energy Star da agência de proteção ambiental para eficiência em energia.

Esses padrões exigem que o fornecimento de energia para computadores pessoais atinjam pelo menos 80% de eficiência. Esse patamar crescerá para 90% até 2010 sob a nova iniciativa climática.

Nenhum comentário: