quinta-feira, 21 de junho de 2007

Fiscais vêem se há soja transgênica nas indústrias alimentícias do Paraná

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Sanitaristas da Secretaria de Saúde e fiscais da Secretaria de Agricultura estão coletando amostras de grãos de soja recebidos pelas indústrias alimentícias do Paraná para identificar a utilização ou não de transgênicos no processamento de produtos para a alimentação humana e animal.

O trabalho conta com o suporte do Lacen (Laboratório Central do Estado), que está encaminhando os resultados positivos para o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), na Fiocruz, no Rio de Janeiro, informa Álvaro Rychuv, coordenador do GET - Grupo Especial dos Transgênicos do Governo do Estado.

Rychuv destaca que o processo de coleta de amostras segue protocolo do ordenamento jurídico que regulamenta este procedimento de fiscalização, garantindo correção e veracidade nos resultados. “Esta ação é definida como PCR (Pesquisa de OGM* no Alimento), com amostra para análise fiscal”, explica. (*nota do blog: OGM é a sigla para organismos geneticamente modificados)

O GET, coordenado pela Casa Civil, é integrado por representantes das Secretarias de Saúde, Agricultura, Indústria e Comércio, Comunicação e Procuradoria Geral do Estado, Claspar, Tecpar, Lacen, Procon e a Força Verde da Política Militar do Paraná.

Exemplo - A política pública do Governo do Paraná em relação à rotulagem de transgênicos tem servido de exemplo para outros Estados, como o Rio de Janeiro e Piauí, e agora, também para o Ministério Público Federal. A Procuradoria Regional da República convidou o GET para que apresente sua estratégia de ação durante encontro que será realizado em Brasília, nos dias 27 e 28 deste mês.

A experiência paranaense, segundo a procuradora Maria Soares Cordioli, servirá de subsídios para “tomada de decisões e geração de procedimentos tendentes à realização dos objetivos constitucionais e legais afetos à questão de biossegurança de OGM, seus derivados e sua correlação com uso de agrotóxicos”.

Para informar a população, em tempo real, sobre o tema transgênicos, o GET disponibiliza o site www.transgenicos.pr.gov.br

Nenhum comentário: