domingo, 10 de junho de 2007

Boletim da ECOECO: A economina ecológica e as políticas públicas para a Amazônia

O boletim n.14 da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) trata de análises ecológico-econômicas que visam a preservação da mega-diversidade presente na Amazônia.

São apresentados cinco textos, além de indicação de livros sobre o assunto.

No primeiro texto “Desflorestamento e Políticas Agro-Ambientais na Amazônia”, Ademar Romeiro, do Instituto de Economia da Unicamp, expõe a idéia de criação de uma política agro-silvo-pastoril intensiva para uma extensa faixa de áreas já desmatadas na Amazônia que poderiam dar conta da demanda presente e futura. Uma política voltada para pequenos produtores, onde se investiria na fixação destes homens nas terras já abertas, diminuindo a pressão sobre áreas de floresta.

Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), no texto “Redução Compensada: viabilizando a redução das emissões de gases de efeito estufa através da diminuição do desmatamento” expõe a proposta dos países detentores de floresta tropical na Convenção do Clima da ONU (UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change) para receber recursos pelo desmatamento evitado. Esta seria uma Política baseada em um instrumento econômico para reduzir o desmatamento na Amazônia.

Alexandre Prado, da Conservation International (CI), no texto “Evolução do orçamento do Ministério do Meio Ambiente entre 2000 e 2006” nos traz um panorama do investimento da União nas questões ambientais, a falta de recursos nos faz questionar sobre a concretude de uma Política Nacional de Meio Ambiente.

Vincenzo Lauriola, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no texto “Quem conserva a biodiversidade na Amazônia? Uma análise comparada da eficiência econômico-ecológica de Terras Indígenas e Unidades de Conservação” cria um indicador econômico-ecológico para estas Áreas Protegidas e propõe o uso deste indicador para subsidiar políticas publicas para a região.

André Lima, do Instituto SócioAmbiental (ISA) faz uma análise do primeiro mandato do Presidente Lula, as conquistas na área ambiental e os desafios para o mandato em curso.

O boletim completo pode ser lido aqui.

Nenhum comentário: