domingo, 17 de junho de 2007

Aquecedor solar com recicláveis é sensação em Apucarana

Paraná-Online, por Edson Denobi [15/06/2007]

Apresentado pela primeira vez em Apucarana em novembro do ano passado, o “Aquecedor Solar Alternativo” feito com materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de leite longa vida vazias, é a grande sensação do estande da Prefeitura de Apucarana na décima terceira edição da Festa da Cerejeira. Idealizado pelo aposentado catarinense José Alcino Alano e adotado pelo Programa “Desperdício Zero”, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema), a invenção prova que é possível obtermos água quente a um custo praticamente zero. “O mais positivo de tudo é que além de economizar energia, o usuário preservar o meio ambiente. É um projeto de execução simples, feito com materiais acessíveis a todas as camadas da população”, observa o prefeito Valter Pegorer (PMDB).

O protótipo em exposição na feira foi montado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), com base em um manual amplamente divulgado pela Sema. “Este é um projeto de muito valor, tanto que conquistou prêmio pela revista Super-Interessante, de circulação nacional. Já na Festa da Cerejeira temos repassado aos interessados um exemplar do manual, mas comunicamos que mesmo depois deste evento estamos à disposição, na Secretaria, para dar as orientações”, destaca João Batista Beltrame, o Joba, secretário municipal da pasta. De finalidade social, o produto foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), evitando uso comercial.

Desde o ano passado, o Governo Estadual e o inventor vêm realizando uma série de palestras por todo o Paraná com o intuito de formar uma rede de agentes multiplicadores. “São oficinas práticas nos moldes da realizada no final do ano passado em Apucarana”, explica Joba. Cópia do material que auxilia na montagem está disponível para download no site www.pr.gov.br/sema.

====

Leia também: Monte seu próprio aquecedor solar de baixo custo

Nenhum comentário: