segunda-feira, 11 de junho de 2007

Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas

A ECOLISTA é uma base de dados sobre as instituições públicas e privadas que atuam na área do meio ambiente no Brasil. Reúne em um único local as informações dispersas em outras listagens, propiciando o intercâmbio e a visibilidade destas organizações.

A partir de 1970, muitas ONGs foram criadas no Brasil, grande parte delas na área ambiental. Elas desempenharam um papel muito relevante na proposição de políticas públicas para o meio ambiente, e também no desenvolvimento de ações de maneira complementar ao governo federal, dos estados e municípios. Em seu conjunto, foram cruciais para a construção de apoio social para a preservação dos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica e a Amazônia.

Apesar desse papel importante, o caráter informal e a pouca estrutura de muitas ONGs dificultaram a comunicação entre elas e inviabilizaram cadastros de informação que fossem sistematicamente atualizados. E mesmo havendo alguns diretórios locais ou regionais de ONGs, não existia um cadastro nacional produzido e atualizado segundo critérios padronizados e conhecidos.

Isso mudou em 1992, com o lançamento do Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas, elaborado pelo Mater Natura, em parceria com o WWF. Em 1996, foi disponibilizada uma segunda edição ampliada e revisada deste diretório, rebatizado de ECOLISTA - Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas.

O Mater Natura, com o patrocínio da Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A., está agora disponibilizando a ECOLISTA online, um mecanismo destinado a propiciar a atualização sistemática e permanente das informações contidas na ECOLISTA, sem os lapsos de tempo como as ocorridas entre suas edições anteriores.

Nenhum comentário: