sexta-feira, 27 de abril de 2007

Lula visitará Dinamarca para negociar energias renováveis

Estadao.com.br
por Tânia Monteiro

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende visitar a Dinamarca ainda neste ano. Segundo disse nesta quarta-feira, 25, ao primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen, a visita deve ocorrer nos dias 12 e 13 de setembro, quando deverão ser assinados novos acordos de cooperação entre os dois países, sobretudo no campo das energias renováveis.

Na conversa, durante audiência realizada no Palácio do Planalto, Lula comemorou o aumento, em 60%, do comércio bilateral entre os dois países - que passou de US$ 290 milhões, em 2003, para US$ 490 milhões, em 2006.

No encontro, de acordo com o porta-voz Marcelo Baumbach, o presidente sublinhou que, "no contexto do esforço de desenvolvimento brasileiro, é importante melhorar ainda mais as relações, não só econômicas, mas também políticas, entre os dois países".

O presidente Lula e o primeiro-ministro dinamarquês, que está em sua primeira visita à América do Sul, desde que assumiu a chefia de seu governo, em 2001, reafirmaram o empenho dos dois países para que a Rodada Doha seja concluída "com êxito", de forma a permitir que se promova o desenvolvimento, em especial, das nações mais pobres.

Leia artigo completo

3 comentários:

Tobias Amorim disse...

Interessante reportagem, o que me faltou nela foi direcionar sobre qual forma de energia renovável.

Alexandre disse...

Oi Tobias,

No que foi divulgado por outros veículos até agora (reproduzo abaixo), só foi comentado o interesse no etanol:


O GLOBO online
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/04/25/295509027.asp

Lula foi convidado a ir à Dinamarca nos dias 12 e 13 de setembro para participar de um encontro sobre energias renováveis. Rassmussen demonstrou interesse pelo programa brasileiro de biocombustível.

- A produção de etanol é positiva e significa uma importante contribuição para reduzir a dependência de matrizes poluentes - declarou.


Ministério das Relações Exteriores
http://www.mre.gov.br/portugues/imprensa/nota_detalhe.asp?ID_RELEASE=4355

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Primeiro-Ministro Anders Fogh Rasmussen realçaram a relevância que o Brasil e a Dinamarca atribuem à área de energia e sua preocupação com os impactos negativos da mudança do clima. Nesse contexto, sublinharam a importância da eficiência energética e do uso de energias renováveis, como os biocombustíveis. Concordaram em buscar formas de intensificar a cooperação bilateral na área de energias renováveis, inclusive em benefício de terceiros países. Sublinharam também a importância do pleno cumprimento dos compromissos assumidos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e no Protocolo de Quioto.

Tobias Amorim disse...

Como imaginei, assim como a Petrobras esteve aqui em Hannover a duas semanas para divulgaçao do Etanol, é a única "energia renovável" que o Brasil tem comercializado atualmente, seguida do Biodiesel.

Infelizmente nos da energia fotovoltaica somos praticamente que esquecidos... recebemos uma migalha ali, um dinheirinho aqui... e aproveitamento do nosso potencial que é bom nada.

Valorizacao de tamanha quantidade de materia prima que possuimos, ou que "possuiAmos" e transforma-las em material de valor, nao é de interessa nacional.

Aproveitar o silício que produzimos e vendemos por $1 o kg ao invez de purificar-mos e transformarmos em paineis solares para vender-mos a $ 1 a grama. Preferimos aumentar nossa "area produtiva" provocando uma diminuicao da nossa fauna e flora para produzir um combustível barato para os gringos e custosos para o nosso futuro.