quinta-feira, 26 de abril de 2007

Instituto para o Desenvolvimento de Energias Renováveis na América Latina tem lançamento na UFSC

Agecom - UFSC

O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Renováveis na América Latina (Ideal) será lançado nesta sexta-feira, 27, às 18h, no Hall da Reitoria da UFSC, e tem como objetivo promover e acelerar o desenvolvimento das energias alternativas em toda a América Latina.

Com sede em Florianópolis, o Ideal irá atuar junto a governos e parlamentos desses países, propondo-se a aprimorar as legislações existentes para viabilizar a implantação de projetos que contemplem as energias alternativas na matriz energética regional. O Instituto é um órgão independente de qualquer grupo de interesse, mas está intimamente relacionado a vários setores que atuam nessa área, incluindo universidades e institutos de pesquisa, organizações não-governamentais e órgãos de governo, bem como empresas privadas e públicas.

“O Instituto pretende ser um fórum e um órgão de apoio a todos os países da América Latina. Por ser uma organização civil, sem fins lucrativos, ele precisa levantar recursos, por exemplo, do Setor Elétrico”, conta o professor Ricardo Rüther, integrante do Laboratório de Energia Solar da UFSC e diretor técnico do Ideal. Segundo Rüther, uma das ações será a realização de concursos para premiar os melhores trabalhos acadêmicos sobre meio ambiente, energias renováveis e eficiência energética.

No âmbito da Diretoria Técnica e tomando como ponto de partida o Brasil, o foco das ações está concentrado em projetos como a Lei da Pequena Geração Distribuída e a inserção das energias alternativas na matriz energética do Sistema Interligado Nacional, levando em conta características regionais tanto da oferta de, como da demanda por, energias alternativas.

No Setor Elétrico, o Instituto entende que o rompimento de paradigmas e a transição de um sistema completamente centralizado e com usinas de grande porte, para um sistema contendo também um grande número de pequenos geradores distribuídos, deve ser feito de maneira gradual, levando-se em conta interesses de todos os setores envolvidos.

Para o presidente do Ideal, o ex-deputado federal Mauro Passos, “é necessário ampliar o debate, cada vez mais indispensável, para se buscar alternativas energéticas que garantam o futuro da humanidade, aliando a preservação ambiental e a consciência da necessidade de se economizar energia.”

O Instituto fica na Rua Lauro Linhares, 2123, Torre A, Sala 503, Trindade, Florianópolis, SC. Outras informações pelo telefone (48) 3234-1757 ou pelo e-mail info@institutoideal.org.

Um comentário:

Tobias Amorim disse...

" No Setor Elétrico, o Instituto entende que o rompimento de paradigmas e a transição de um sistema completamente centralizado e com usinas de grande porte, para um sistema contendo também um grande número de pequenos geradores distribuídos, deve ser feito de maneira gradual, levando-se em conta interesses de todos os setores envolvidos."

Neste ponto, trabalhos como o ISE (Fraunhofer-Institut für Solare Energiesysteme) tem feito com o desenvolvimento de sistemas de comunicaçao entre sistemas geradores e uma central coordenadora e a idéia de "Usina virtual" na qual pequenos geracoes sao coordenadas por centrais agindo assim como uma "geracao centralizada distribuida". :)

Outra coisa que sinto falta no país é a cooperacao empresa e universidade. Um ponto que muito me agradou da alemanha é a possibilidade que quase todas as empresas dao a estudantes de desenvolverem como trabalho de conclusao de curso o desenvolvimento de solucao para uma pratica aplicacao. Dessa maneira se criam vinculos empresa/universidade e desta iniciativa crian-se investimentos em pesquisas por parte de empresas para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Me intristesse ver pesquisas na universidade totalmente deslocadas da industria. Criando uma competicao improdutiva.