sábado, 21 de abril de 2007

Refinaria vai usar óleo de cozinha coletado por catadores no Rio para produzir biodiesel

BiodieselBr
Vitor Abdala, para Agência Estado e Agência Brasil


Cerca de 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha usado deverão ser aproveitados na produção de biodiesel anualmente no estado do Rio de Janeiro. Um programa lançado ontem (20) pela Refinaria de Manguinhos (privada) e pela Secretaria Estadual do Ambiente, prevê a coleta desse tipo de óleo junto a mais de 20 cooperativas de catadores de material reciclado para a produção de biocombustível.

O óleo será recolhido de restaurantes, hotéis e condomínios residenciais e será encaminhado a Manguinhos, que pagará entre R$ 0,40 e R$ 0,60 por litro, dependendo da qualidade de produto. Para o vice-presidente da Federação das Cooperativas de Catadores, Jorge Nunes, essa é mais uma alternativa de renda para os catadores.

leia o artigo completo

saiba mais sobre o biodiesel

3 comentários:

Tobias Amorim disse...

Uma outra alternativa seria procurar desenvolver um equipamento portátil que possibilitaria que cada restaurante ou estabelecimento pudesse produzir seu próprio bio-diesel. Mas essa alternativa me parece interessante também por possibilitar renda para "catadores de lixo reciclado". No entanto resta saber como os donos de restaurante vao reagir quando perceberem que seu lixo esta virando dinheiro para outro e ele nao recebem nada por isso.

Similar ocorreu com a energia solar fotovoltaica. Pois no inicio o silício utilizado era o "lixo" da industria eletronica. Agora ela já consome tanto silício quanto a industria eletronica e logo estara consumindo até mais. E com isso o preco se elevou consideravelmente.

Alexandre disse...

Bem colocado, Tobias!

Um outro ponto também importante é verificar se a queima desse óleo não seria ainda mais prejudicial ao meio ambiente do que o seu descarte.

Tobias Amorim disse...

Aqui na alemanha o principal oleo vegetal utilizado para abastercer carros é o óleo de canola -(Raps).
Alguns estudos executados com relacao a queima desse oleo como combustiveis mostraram um alto potencial cancerigeno na inalacao do escape resultante da queima do mesmo.