terça-feira, 24 de abril de 2007

Presidente da Funai pede estudo mais aprofundado de obras do PAC em terras indígenas

Agência Brasil
por Marcos Agostinho
23 de Abril de 2007 - 12h22


Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcio Meira, disse na manhã de hoje (23) que é necessário um estudo aprofundado dos impactos dos investimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para áreas indígenas. Segundo ele, estudo preliminar mostrou que cerca de 200 obras do PAC afetarão diretamente as terras indígenas.

“É necessário que a Funai se antecipe e faça um diagnóstico detalhado dessa situação para para que a gente possa, junto com os outros ministérios em uma ação de governo, avaliar esses impactos para depois sentar com os índios e discutir com suas organização na tentativa de evitar possíveis danos”, disse Meira em entrevista à Agência Brasil.

A principal preocupação entre os índios é com a construção de hidrelétricas. Semana passada, um grupo de índios interditou por mais de dez horas a rodovia Belém-Brasília, em protesto contra a construção da hidrelétrica no município de Estreito no Maranhão.

A missionária Laudovina Pereira, ligada ao Conselho Missionário Indígena (CIMI), lembrou na ocasião a relação dos povos indígenas com a água e afirmou que esse tipo de obra vai contra a cultura das populações locais.

“A Funai se coloca nesse contexto em uma posição de defender os direitos dos índios que é a sua atribuição, dialogando com outros órgãos do governo e com as organizações indígenas no intuito de que se encontre uma mediação necessária para evitar prejuízos aos direitos do povos indígenas”, disse Marcio Meira.

Nenhum comentário: