quarta-feira, 18 de abril de 2007

Dia da Terra, no domingo, traz manifestações em prol do planeta

AmbienteBrasil
Mônica Pinto


Entre tantas datas comemorativas insólitas, há uma que, ao menos em tese, deveria ensejar todo tipo de reflexão e, mais que isso, ações práticas em defesa da homenageada. No próximo domingo, 22 de abril, festeja-se em todo o mundo o Dia da Terra.

A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Esse dia conduziu à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

Mas foi só a partir de 1990 que o 22 de Abril foi adotado mundialmente como o Dia da Terra.

Assim, seguramente, o domingo será marcado por manifestações e atividades em todo o planeta, num momento em que, mais que nunca, sua sobrevivência vê-se ameaçada por um modelo de desenvolvimento predatório, a qualquer custo, cuja maior vítima é o meio ambiente.

Entre esses festejos, figuram alguns criativos como o que vem sendo anunciado pelo Yahoo!. Durante toda esta semana, os funcionários de suas filiais e sede participam de uma ação social de conscientização sobre temas como conservação, reuso e reciclagem.

Eles receberam “tarefas” a ser cumpridas e, ao final, a companhia tem como meta reduzir 20% de sua expectativa de impacto climático. Se o percentual for alcançado, os co-fundadores do Yahoo!, Jerry Yang e David Filo, prometem se enfrentar em uma luta de sumô, no gramado da sede da empresa em Sunnyvale, na Califórnia, e disponibilizar o vídeo para todo o mundo.

AmbienteBrasil reproduz abaixo as tarefas propostas, já que elas podem e devem ser aplicadas em qualquer empresa e residência.

Segunda-feira – Poupe energia
- Apague as luzes das salas de reunião quando não estiverem em uso;
- Deixe os computadores em power save mode;
- Use as escadas em vez do elevador;
- Diminua o uso de ar-condicionado e lembre sempre de apagar as luzes durante toda a semana.

Terça-feira – Faça sem papel
- Evite fazer impressões e tirar cópias;
- Imprima o que for necessário dos dois lados das folhas;
- Cheque o modo de impressão no computador antes de imprimir;
- Jogue o papel fora nas latas de lixo reciclável.

Quarta-feira – Alimente-se com consciência
- Utilize uma caneca comum, que possa ser lavada e reutilizada, para tomar café, evitando o uso de copos descartáveis;
- Utilize pratos e outros utensílios também reutilizáveis;

Quinta-feira – Esqueça seu carro
- Encontre uma forma alternativa de ir ao trabalho.

Sexta-feira – “Coma verde”
- Escolha um cardápio vegetariano para o seu dia.

Mergulhe no Dia da Terra

No Brasil, está confirmada a realização do evento "Mergulhe no Dia da Terra" (Dive in Earth Day), que busca unir esforços mundialmente em busca da Conservação Marinha.

O evento, a se desdobrar nos próximos sábado e domingo, é uma promoção do Centro de Estudos para a Conservação Marinha – CEMAR -, representante da Coral Reef Alliance - CORAL - no Brasil, com vários parceiros.

Seu objetivo é mobilizar as comunidades costeiras, diretores de Unidades de Conservação costeiro marinhas, operadores de mergulho, estudantes e pessoas que se preocupam com a atual situação dos oceanos e dos rios para realizarem atividades de proteção e conscientização das águas no planeta.

A expectativa da CORAL é que, este ano, participem 70 países em mais de 400 atividades de conscientização, desde a organização de limpezas submarinas, de rios e praias, até a realização de campeonatos de fotografia e exposições culturais relativas ao tema.

O CEMAR é uma ONG sem fins lucrativos, com sede em Ubatuba (SP), dedicada à conservação marinha. No município, está atuando em parceria com o Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba - CEAU - e a Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba - AOMU. A Coral Reef Alliance (CORAL) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a conservação e saúde dos recifes de coral, com sede em São Francisco, Califórnia, EUA.

Participações e atividades:

Associação Cunhambebe - ACIA / Centro de Estudos para a Conservação Marinha - CEMAR / Parque Estadual da Ilha Anchieta - PEIA - e Universidade de Taubaté - UNITAU: Limpeza de praias (Palmas e Presídio) no PEIA com a Escola Municipal Pe. José de Anchieta (100 participantes);

Aratur Mergulho: Curso Básico de mergulho para comunidade de Caravelas, Bahia, como parte das comemorações do aniversário do ParNaMar Abrolhos entre várias outras atividades;

Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba - AOMU / ACIA / CEMAR: Concurso de fotos terrestres e submarinas que traduzam o espírito do evento e elaboração e divulgação de folhetos sobre boas práticas no Mergulho Autônomo;

Projeto Tamar - Ubatuba / ACIA / CEMAR: Elaboração e divulgação de Folheto sobre boas práticas na Observação de Tartarugas Marinhas;

Aquário de Ubatuba / Instituto Argonauta / CEMAR / ACIA: Palestra sobre Regulamentação do Mergulho e Boas Práticas em Galápagos, por Mabel Augustowski.

Instituto Terra & Mar - Projeto SOS mamíferos Marinhos: Mergulho para limpeza de costões de São Sebastião (SP) nas Praias Preta (centro), Barequeçaba e Guaecá.

Para maiores informações ou para participar do Mergulhe no Dia da Terra, entre em contato: cemar.brasil@gmail.com ou cunhambebe@gmail.com.

Para conhecer o movimento 'Dive In To Earth Day', visite o portal da Coral (em inglês) ou o do Cemar.

2 comentários:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Terra Mãe
Terra Mundo
Terra Amante
À espera
De cuidados
De desvelo
De carinhos
Desmedidos...

Beijos, Alex!

Azuis e alados...

Alexandre disse...

lindo poema, ana!

gracias!