domingo, 15 de abril de 2007

Audiência no Senado sobre uso de fontes renováveis de energia

Mônica Pinto - AmbienteBrasil

Na próxima terça-feira, as Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA), Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e Infra-Estrutura (CI) do Senado realizam audiência pública para discutir fontes alternativas de energia, especialmente as consideradas limpas, a exemplo da eólica.

A iniciativa da audiência foi do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). "A expectativa é que o Senado discuta essa matéria e, com isso, a mesma ganhe a atenção da sociedade para um problema onde o Brasil pode trazer grandes inovações", disse ele à AmbienteBrasil.

Os últimos relatórios da ONU que apontam para as conseqüências desastrosas do aquecimento global funcionaram como a força-motriz da proposta. "Além do que, o Estado de onde venho, o Ceará, convive há séculos com problemas de ordem climática, gerando inúmeras dificuldades para sobrevivência", completa o senador.

Inácio Arruda é autor do projeto que cria a Política Nacional de Combate à Desertificação, um problema que ameaça 11,5 % do território nacional, gerando perdas ambientais e econômicas expressivas. Também faz parte da Comissão Mista Especial que acompanha, monitora e fiscaliza as ações referentes às mudanças climáticas no Congresso. Nela, apresentou requerimento de audiência pública convidando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a que exponha aos parlamentares da Comissão as ações governamentais frente aos efeitos das mudanças climáticas para a biodiversidade brasileira.

mais informações

2 comentários:

Tobias Amorim disse...

O brasil ainda esta dormindo com relacao a energia fotovoltaica. Apesar de ter condicao e capacidade de produzir essa energia com grande potencial. Uma alternativa para o ceará poderia ser a criacao de grandes "fazendas solares" nas quais sistemas solares sao instalados como grandes usinas, na ordem de MW e se caso montadas sobre seguidores solares, produziriam altura suficiente para a criacao de pequenos animais como cabras, ou ovelhas. As quais poderiam ser utilizadas para o mercado nacional, producao de leite, couro e/ou tecidos e/ou exportacao da carne.

Alexandre disse...

pois é, tobias...
o potencial brasileiro para o uso das fontes renováveis é imenso.
o que falta basicamente é vontade política.