sábado, 5 de setembro de 2009

Energia renovável com as Ilhas Solares (Solar Islands)

Fonte: Meio Bit, Enviado por Ricardo Bicalho em 5/9/2009
[Texto em itálico refere-se ao texto modificado por este blog]

O uso de combustíveis fósseis ainda está longe de deixar de ser o principal componente da matriz energética mundial. No entanto, apesar de novos poços de petróleo continuarem sendo descobertos, com o consumo crescente, simplesmente não há reservas suficientes, até onde se sabe, para atender à demanda até o fim desse século.

O sol é uma forte de energia virtualmente infinita, abundante e suporta praticamente toda a vida na superfície. Petróleo nada mais é do energia solar fossilizada através de seres vivos, sedimentos, calor e pressão.

Energia solar ainda tem desafios como ser mais eficiente na conversão dos raios solares em eletricidade, suprir consumo noturno e necessidade de ocupar grandes áreas para chegar no limite do economicamente viável.


O Solar Islands é um projeto interessante na qual enormes ilhas flutuantes, com 5 km de diâmetro e 20 m de altura podem ser instaladas no mar ou até mesmo no deserto, como mostra o protótipo sendo construído nos Emirados Árabes Unidos. E ainda podem ser usados como unidades desalinizadoras. Um outro recurso muito escasso é água potável. No Oriente Médio, muita energia é gasta justamente a obtendo a partir do mar.

Aproximadamente 95% da superfície da usina solar será coberta com painéis coletores que vaporizam a água que movimenta turbinas. Ela pode ser também usada para gerar hidrogênio e queimá-lo depois. O resultado da queima é energia é mais vapor.

O protótipo é apenas uma pequena fração da ilha solar verdadeira e servirá para testar conceitos, melhorar o projeto e encontra-se em fase de conclusão.





O projeto é comercialmente viável em locais com pelo menos 350 dias de luz solar, ou seja, essencialmente na região equatorial oceânica e em desertos. Isso obviamente limita o local de instalação. Mas acredito que o Oriente Médio tenha deserto e luz solar de sobra.

Por último, um vídeo explicando os conceitos com música de fundo de elevador.



===

Leia também:
Ilhas solares prometem energia solar a preços competitivos

Nenhum comentário: