segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mochila solar fotovoltaica

Por Alexandre Montenegro

Adquiri no início deste mês a mochila solar da Voltaic Systems, e resolvi compartilhar aqui no blog a experiência, pois fiquei impressionado com a qualidade dos materiais usados e do acabamento, além da ótima divisão de compartimentos. A grande sacada desse produto é que, enquanto você anda pela rua, a bateria que vem junto com mochila vai sendo recarregada através da energia solar, através dos três módulos fotovoltaicos na parte externa.

Estava aguardando um dia sem nuvens pra testar as características elétricas dos módulos fotovoltaicos que vêm junto com a mochila, mas como aqui em Florianópolis só tem feito dias chuvosos ou nublados, decidi comentar logo o que pude observar até agora. Quando puder, faço os testes para medir o desempenho dos módulos e comento aqui os resultados.



Pois bem, os principais componentes do kit fotovoltaico da mochila são:
- três módulos fotovoltaicos monocristalinos (4Wp),
- uma bateria de íon-lítio (4.400mAh @ 3.6V) com 3 opções de tensão de descarga (3.5, 5.0 ou 7.2 V) e com uma lanterna a led,
- 12 adaptadores para carregar batarias de: celulares de diversas marcas, PDAs, GPSs, iPods, câmeras não profissionais etc. (incluindo adaptadores do tipo isqueiro de carro, USB e micro-USB) - assim, sempre se pode usar o conector padrão para o equipamento cuja bateria se quer recarregar,
- 2 adaptadores para carregar a bateria da mochila diretamente no isqueiro do carro ou na tomada de casa, para períodos longos sem sol.

Há ainda a opção de se carregar uma bateria com tensão de 10V conectando-a diretamente aos módulos fotovoltaicos (sem passar pela bateria da mochila).

Com minha mochila, por enquanto, só precisei carregar a bateria de um celular Nokia. Apesar de ter carregado totalmente a bateria do celular, o contato do conector com o celular não era bom. Entrei em contato com o fabricante e ele imediatamente se prontificou a enviar um novo adaptador, sem custos.

Aproveito para avisar que essa mochila não é adequada para carregar a bateria de notebooks (há outro modelo desse mesmo fabricante para isso).

Para ver outras fotos de usuários da mochila solar e de outros produtos da Voltaic Systems, clique aqui.


adaptadores


bateria íon-lítio (com lanterna led acesa)


bateria no interior da mochila


Para ver outras fotos em detalhe da mochila, clique aqui.

Vídeo sobre a pasta executiva da Voltaic Systems para carregar baterias de notebooks, câmeras profissionais e outros equipamentos eletrônicos portáteis:




Vale a pena conhecer também esses produtos:
7 Portable Solar Laptop Chargers Worth Considering

Nenhum comentário: