Fonte: Jornal O Povo, 08/08/2009
O Governo do Estado do Ceará dá mais um passo para a criação do Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies). O projeto, antecipado com exclusividade por O POVO, dia 2 de maio, objetiva dar subsídios legais à instalação, consolidação e manutenção de usinas destinadas à produção de energia solar direta.
Conforme a mensagem do governador Cid Gomes, lida ontem (7/8) na Assembleia Legislativa, a intenção é tornar o Ceará líder na geração desta energia renovável, incrementar a receita do Estado e experimentar um incremento na oferta de emprego e renda.
O Fies será o primeiro mecanismo concreto de estimulo à geração de energia solar direta no Estado. Pelo projeto, o executivo fica autorizado a abrir crédito adicional no Orçamento 2009 de R$ 10 milhões, para despesas do instrumento de captação financeira.
A iniciativa do Fies faz parte do que o Governo chama de “Pró-Solar”.
Ainda de acordo com a mensagem do governador, o incentivo à energia solar é uma ação pioneira no Brasil e colabora para o desenvolvimento de fábricas de equipamentos de energia proveniente do sol, semelhante ao que ocorreu em países como Espanha, Grécia, Alemanha e Itália.
O Fies está ligado a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e deverá ter os recursos administrados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).
===
Leia também:
Governo do Ceará destina R$ 10 mi para abrir clube de investimento
Projeto cria fundo para energia solar no Ceará
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário