segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lançamento do livro “Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica”

Energia eólica: novo olhar para tema no Brasil

O diretor de Engenharia da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio lançou na última sexta-feira (25/9), na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o livro “Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica”. Editado pela Eletrobrás, a obra agrega teoria e prática, fundamental para avançar os estudos e o desenvolvimento da energia eólica, sistematizando em 12 capítulos, parâmetros para projetos de fazendas que utilizam o vento como matéria prima.

Estudos minuciosos sobre terreno e sua influência no vento; os ventos, os aspectos probabilísticos e características; a disposição das máquinas no parque eólico para maior eficiência da usina, tipos de máquinas, critérios para definição das distâncias entre os aerogeradores e estudos de conexão da usina na rede são as linhas mestras do trabalho. A obra oferece valiosa contribuição tanto para especialistas quanto para leigos no assunto.

Ronaldo Custódio é hoje uma das principais referências em energia eólica no Brasil, tendo sido o idealizador do mapa eólico do RS, único que traz medições de ventos extremos (cujas rajadas ocorrem a cada 50 anos, em média). “O livro do engenheiro Ronaldo reúne reconhecida competência técnica e acadêmica, constitui obra do gênero inédita em nosso país. Traça roteiros objetivos das etapas a serem vencidas para a elaboração de um empreendimento de qualidade no setor, além de ser uma importante contribuição para o desenvolvimento e a consolidação dos aproveitamentos eólicos no Brasil”, registra Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, na apresentação da obra.

Estudos minuciosos sobre os ventos e seus aspectos probabilísticos e características; a disposição das máquinas no parque eólico para maior eficiência da usina, tipos de máquinas, critérios para definição das distâncias entre os aerogeradores e sua disposição no terreno, e estudos de conexão da usina na rede são as linhas mestras deste trabalho. “Creio que a grande contribuição deste livro é o de formar uma literatura nacional sobre o tema, pois tudo o que há está escrito está em outro idioma, em especial inglês e alemão. E tenho certeza que este será um campo muito promissor, uma energia de futuro para o Brasil e para os países, pois o vento é uma grande fonte de energia”, complementa Ronaldo.

A distribuição do livro é gratuita e todas as universidades públicas do país já receberam exemplares. Por se tratar de um livro técnico, foi priorizado o contato com as classes envolvidas, no caso engenheiros e comunidade acadêmica, como forma de disseminar o conhecimento para o estudo da energia eólica no Brasil”.

Para solicitar o livro, entre em contato com a Eletrosul através do formulário disponível neste link, ou pelo telefone: (48) 3231-7000.

Curriculum

Idealizador do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul, elaborado pela Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do Estado do Rio Grande do Sul (2002), Ronaldo dos Santos Custódio, natural de Santana do Livramento (RS), é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e mestre em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Empregado de carreira da Eletrosul, Ronaldo é diretor de Engenharia da empresa desde abril de 2008, tendo sido diretor Técnico (17/1/2003 a 27/4/2008) e presidente interino (2/4/2007 a 27/4/2008). É conselheiro do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.

Obras publicadas: ENERGIA EÓLICA para produção de energia elétrica, 1ª edição, Eletrobrás (2009); Atlas Eólico do Rio Grande do Sul (2002); Parâmetros de Projetos de Fazendas Eólicas e Aplicação Específica no Rio Grande do Sul (dissertação de mestrado, PUC-RS, 2002) e Wind Farm Assessment: Preliminary Study to Rio Grande do Sul Brazil. Eurosun 2002, Bologna, Italy.

Nenhum comentário: