segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ELETROSUL, Instituto IDEAL e UFSC anunciam projeto de gerador solar fotovoltaico de 1MWp

por Alexandre Montenegro

Ocorreu na última sexta-feira (25/9), no auditório da reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, a solenidade de lançamento público do projeto ELETROSUL MEGAWATT SOLAR, no qual a Eletrosul, o Instituto IDEAL e a UFSC anunciaram a aprovação de financiamento da ordem de 2,8 milhões de euros por parte do Banco de Fomento Alemão KfW.

O projeto conta também com a parceria da Empresa de Cooperação Técnica da Alemanha GTZ, e da Cooperação Brasil-Alemanha.


Complexo sede da Eletrosul, em Florianópolis. As áreas em azul serão cobertas por módulos fotovoltaicos, sendo que na área P2 um gerador solar com 12kWp já está em funcionamento desde fevereiro deste ano. A área azul maior corresponde à cobertura do edifício-sede da Eletrosul.



Exibir mapa ampliado
Vista aérea do Complexo sede da Eletrosul, em Florianópolis.

Na mesma cerimônia ocorreu também o lançamento do livro “Energia Eólica para Produção de Energia Elétrica”, de autoria de Ronaldo dos Santos Custódio, Diretor de Engenharia da Eletrosul.

O projeto ELETROSUL MEGAWATT SOLAR foi desenvolvido pela UFSC, em parceria com o Instituto IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina), para incentivar a produção de energia solar fotovoltaica em prédios públicos federais no Brasil. Pela proposta, uma potência nominal de um megawatt em geradores solares será instalada no complexo sede da Eletrosul, sobre o edifício principal e nas coberturas - a serem construídas - para bicicletários e estacionamentos. Os sistemas vão gerar anualmente, em média, 1,2 GWh, o que equivale ao consumo anual de cerca de 400 residências.

Todos os geradores solares a serem instalados na Eletrosul serão interligados à rede elétrica pública, o que faz com que dispensem o uso de baterias.

O projeto pretende vender a energia gerada para os consumidores livres e especiais interessados em vincular a sua imagem à produção de energia limpa.

Através deste projeto, a Eletrosul, o Instituto IDEAL e a UFSC pretendem dar o passo inicial para incentivar a instalação de geradores solares fotovoltaicos integrados à arquitetura em prédios públicos e privados que ocupam grandes áreas, em diversas regiões do país, com ênfase inicial em aeroportos (Projeto Aeroportos Solares) e estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 (Projeto Estádios Solares).

O projeto pretende também incrementar a conscientização do público e dos agentes do setor elétrico, preparando o mercado brasileiro para a chegada da competitividade econômica da tecnologia solar fotovoltaica, esperada para a próxima década.

Com a repercussão esperada para as ações desenvolvidas a partir deste projeto, é esperado que se abra o caminho para o estabelecimento de fábricas de módulos fotovoltaicos e componentes associados no Brasil.

O gerador-piloto deste projeto, com 12 kWp, já está em operação desde fevereiro deste ano, e serve atualmente como área de convivência no setor de estacionamentos frontal da Eletrosul (ver fotos abaixo). Está previsto o funcionamento de um bicicletário sob esta cobertura.


Nenhum comentário: