quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Prorrogadas inscrições para o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009

Fonte: Agência Petrobras de Notícias

O prazo final de inscrição para o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia 2009 foi prorrogado até o dia 11 de setembro. Já a data-limite para o envio dos projetos e da documentação pelos Correios é 18 de setembro. Os interessados poderão inscrever mais de um projeto em cada categoria.

Criado para incentivar ações de eficiência energética que contribuam para a melhoria das condições de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil, o prêmio traz como novidade neste ano o lançamento de um site exclusivo. No endereço www.PremioConservacaoEnergia.gov.br, os interessados podem fazer sua inscrição e obter informações sobre critérios, categorias e novidades do Prêmio, que está em sua 13ª edição.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pela Eletrobrás, e o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), coordenado pela Petrobras, são os responsáveis pela realização do prêmio, instituído pelo Ministério de Minas e Energia em 1993. Como nos anos anteriores, a premiação será dividida em seis categorias: Edificações, Empresas do Setor Energético, Imprensa, Indústrias, Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e Órgãos e Empresas da Administração Pública.

A empresa pública ou privada que apresentar o melhor projeto de eficiência energética na área de saneamento ganhará Menção Especial na categoria "Órgãos e Empresas da Administração Pública". Já os projetos específicos do Programa Reluz, poderão concorrer à Menção Especial para melhor projeto de iluminação pública na categoria Empresas do Setor Energético.

Os principais critérios de avaliação para a escolha dos projetos premiados são o potencial de replicação das medidas implementadas, a redução do consumo de insumos energéticos utilizados nos processos, a redução da demanda de energia, os benefícios ambientais, a disseminação interna dos conceitos implementados e a conscientização da comunidade. Os projetos e a documentação deverão ser enviados pelos Correios até 18 de setembro. A cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para novembro.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também participam do Prêmio, que tem o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de profissionais de instituições de ensino e financeiras e de especialistas nas áreas de energia elétrica, petróleo e conservação de energia.

Nenhum comentário: