segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fabricação de Células Fotovoltaicas na PUCRS



Máquina da PUCRS de fabricação de células solares fotovoltaicas.


O Centro Brasileiro para o Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica (CB-Solar) foi instalado este ano na PUCRS numa parceria entre a Universidade, o Ministério da Ciência e Tecnologia, CEEE, Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Energia, Minas e Comunicações e Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre. Está sediado no Núcleo Tecnológico de Energia Solar (NT-Solar) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Física, no Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

No local, professores, pesquisadores e alunos da PUCRS trabalham no desenvolvimento de tecnologias de conversão da energia solar em elétrica. O NT-Solar foi projetado especificamente para desenvolver protótipos de células solares e módulos fotovoltaicos (que transformam a energia solar em elétrica) mais eficientes, para implementar e analisar sistemas fotovoltaicos e formar especialistas na área. Na parceria do Núcleo com o governo federal também está prevista a implantação de uma planta pré-industrial de fabricação dos módulos fotovoltaicos eficientes. O objetivo é construir, dentro de um ano, os módulos com alta eficiência e baixo custo em grande escala, substituindo a importação desta tecnologia feita pelo país atualmente.

As pesquisas em células solares realizadas pelos coordenadores do NT-Solar, Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, alcançaram projeção nacional com o primeiro lugar do Prêmio Jovem Cientista 2002 e a Medalha Negrinho do Pastoreio.

4 comentários:

Tobias Amorim disse...

Parabéns pela iniciativa...

Alexandre disse...

Tobias,

Acabo de postar mais informações sobre este projeto, em "
"Tecnologia nacional para produção de módulos solares fotovoltaicos"
http://ises-do-brasil.blogspot.com/2007/11/por-izete-zanesco-e-adriano-moehlecke.html

Abraço,
Alexandre

Unknown disse...

parabens alexandre pela iniciativa e criatividade, mas gostaria de dizer que no brasil tudo fica na intenção pois estou procurando a mais de treis meses onde se produz e vende célula fotovoltaica no brasil e nada só encontramos paineis prontos com preços incriveis este projeto espero eu seria pra alcançar as classes menos previlegiadas de nossa nação uma vez que eletricidade é cara mas os governantes insistem em monopolizar para enriquecimento ilicito, tornando-nos cada vez mais dependentes deles. parabens mais uma vez e se voce puder me ajudar para que eu possa contribuir para estas pessoas que acabei de falar eu agradeceria.

Roberto carlos disse...

gostaria de comprar direto da fabrica para poder revender obrigado