sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Casa Branca defende 'benefícios' do aquecimento global

Fonte: Último Segundo / AFP, 25/10/2007

A Casa Branca declarou, nesta quinta-feira, que o aquecimento global vai trazer alguns "benefícios" para os seres humanos, mas segundo um documento anexado a esta declaração, as vantagens serão "compensadas pelos efeitos negativos sobre a saúde, provocados pelo aumento da temperatura no mundo inteiro, particularmente nos países em desenvolvimento".

Na quarta-feira, a porta-voz da Casa Branca Dana Perino disse a jornalistas que especialistas americanos estão procurando determinar "os benefícios do aquecimento global para a saúde".

"É um fato que muitas pessoas morrem de frio a cada inverno. Existem estudos que indicam que uma mudança de clima em algumas áreas ajudaria essas pessoas", sustentou a porta-voz, acrescentando logo em seguida: "não sou eu a especialista".

Nesta quinta-feira, o Conselho de Qualidade Ambiental, que assessora o presidente americano, George W. Bush, saiu em defesa de Perino, citando argumentos mencionados pelo IPCC, o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

"É importante considerar tanto os riscos como os benefícios para a saúde do aquecimento global. Nós nos apoiamos nas melhores ciências e tecnologias para definir nossas decisões políticas", declarou Kristen Hellmer, porta-voz do IPCC.

Hellmer divulgou partes de um relatório publicado este ano pelo IPCC que aponta alguns benefícios do aquecimento global, como a redução do número de mortes por congelamento e, possivelmente, a diminuição em algumas áreas da expansão de epidemias infecciosas.

O texto detalha, por exemplo, o impacto do aquecimento global sobre a malária, considerando que a incidência da doença diminuirá em algumas zonas e aumentará em outras.

Veja também:

* Futuro da humanidade "é questão moral, e não jogo político", diz Al Gore
* IPCC defende metas de emissão de gases para o Brasil
* Situação ambiental do planeta ainda é péssima, diz estudo da ONU
* Problemas ambientais são risco à espécie humana, diz ONU

Nenhum comentário: