quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Desafio Solar - Corrida mundial de veículos movidos a energia solar

Holandeses lideram Desafio Solar com 1h de vantagem
Equipe holandesa lidera e larga mais de uma hora na frente do segundo colocado

Portal Terra, 24 de outubro de 2007, 13h05 Atualizada às 12h55
com informações da Agência Reuters

O time holandês, com seu carro Nuon, foi o primeiro veículo do Desafio Solar a chegar à cidade de Alice Springs na tarde de ontem. Os holandeses sairão com mais de uma hora de vantagem à frente do segundo colocado, de acordo com o site de notícias australiano ABC News.

Organizadores disseram que existem pelo menos 20 carros que ainda não chegaram a Alice Springs, cidade no meio do caminha entre Darwin e Adelaide.

Chris Selwood, diretor do evento, diz que existem várias equipes com problemas. "Ao contrário de enviá-los para casa, colocamos os carros em trailers e os levamos para o próximo paradouro", disse.

Veja fotos da corrida e da classificação aqui.

==

Austrália promove corrida de carros movidos a energia solar
Folha Online, 22/10/2007 - 13h27
da Ansa, em Sydney


Começou no domingo (21) em Darwin, no norte da Austrália, o 20º World Solar Challenge, corrida de veículos movidos a energia solar. Participam da prova 37 carros solares e 19 outros veículos de 20 países.

A única regra imposta aos competidores é o uso exclusivo de energia solar. Em categorias separadas, competirão carros movidos a álcool e energia elétrica.

O organizador da corrida, Chris Selwood, afirma que o evento acontece em meio ao desafio de substituir os combustíveis fósseis, em uma discussão cada vez mais atual.

Para completar a prova as equipes deverão equilibrar velocidade e resistência, controle do uso da energia e planificação estratégica, acrescentou Selwood

Os veículos percorrerão a reta mais longa do mundo, 3.000 quilômetros em áreas desérticas, com temperaturas que podem superar os 50ºC.

Adversidades

Os pilotos foram advertidos de que poderão enfrentar violentos ventos no deserto, altas temperaturas, enquanto correm em velocidades de até 100 km por hora durante três ou quatro dias até a linha de chegada.

As equipes de corrida deverão acampar todas as noites nos locais em que estiverem.

A Austrália terá oito veículos participando da corrida, seguida por seis veículos do Canadá, quatro dos Estados Unidos e três do Japão.

Não há participantes brasileiros, mas equipes de Venezuela e Chile representam a América do Sul.

O carro holandês Nuon Solar, que já venceu a competição três vezes, detém o recorde de 29 horas e 11 minutos.

Leia mais

* Companhias suíças planejam construir 1º submarino solar do mundo
* Livro apresenta 1001 maneiras de salvar o planeta
* Manual ensina como aliar os negócios às questões ambientais

Nenhum comentário: