sábado, 11 de julho de 2009

SACO é um SACO

Ministério do Meio Ambiente lança campanha e blog para alertar sobre os problemas decorrentes do uso de sacolas plásticas:
blog.mma.gov.br/sacolasplasticas

Sacola plástica é o grande vilão do meio ambiente?
[do blog do MMA]

Muita gente pergunta isso: a sacola plástica é o grande vilão do meio ambiente?
Não. É um problema ambiental, mas provavelmente não é o maior deles.
Só que isso não importa.

A questão “grandeza do impacto” não importa, importa que as sacolas fazem parte de uma realidade ultrapassada, de um rol de hábitos que não cabem mais no mundo de hoje.

Consumir sacolas plásticas sem consciência é tão ruim para o meio ambiente quanto comprar um móvel de madeira não certificada ou carne sem informação de origem. É o mesmo que escovar os dentes de torneira aberta ou deixar as luzes acesas quando não está no quarto. São hábitos que não cabem mais no nosso dia a dia por que o planeta não tem mais capacidade de suportá-los.

Somos 6,2 bilhões de seres humanos buscando qualidade de vida em níveis de consumo incompatíveis com a realidade dos limites dos recursos naturais. As sacolinhas não são as vilãs e nem nós somos vilões. Todos estamos incluídos na necessidade de repensar nossa forma de viver e encarar o planeta. As sacolinhas podem continuar a existir, desde que nós, seres humanos, saibamos usá-las com consciência, reduzindo ao máximo seu uso, reutilizando sempre e reciclando quando ela não mais puder ser utilizada.

Consuma sacolas plásticas de maneira consciente. Recuse, reduza, reutilize!

=====

A campanha

A campanha Saco é um saco é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, com apoio da rede de supermercados Wal-Mart, que quer chamar a atenção do cidadão brasileiro para o enorme impacto ambiental de um hábito aparentemente inofensivo: pegar sacos e sacolas plásticas.

Os impactos ambientais das sacolinhas plásticas são muitos, por que elas são muitas - são bilhões! - e está em nossas mãos diminuí-lo. Basta dizer “Não, obrigado” quando oferecerem uma. Basta adotar uma sacola retornável ou outra alternativa. Basta olhar com outros olhos para nossas ações cotidianas.

A campanha Saco é um saco quer a adesão de todos os brasileiros neste desafio. O consumo consciente é a resposta na qual o Ministério do Meio Ambiente aposta para diminuir o impacto ambiental coletivo dos sacos e sacolinhas plásticas, e sua participação é fundamental para isso.

Recusar ou diminuir o consumo de sacos e sacolas plásticas, adotar uma sacola retornável ou outra alternativa são ações típicas do consumidor consciente. Reduzir o consumo de sacolas plásticas é só o começo de uma sociedade mais sustentável.

Saco é um saco. Pra vc, pra cidade, pro planeta e pro futuro.

5 comentários:

Trainsppotting disse...

Olá MMATeam,

Embora bem intencionada, a campanha contra as sacolas plasticas é um tiro no pé e um chute no saco.
Explico:

O Brasil produz 12 bilhõe de sacolas/ano, ou seja, 66 sacolinhas plásticas por mês por habitante.
Continuemos assim, gerando sacolas oxi-biodegradáveis ou biodegradávies que geram biogas/energia em biogeradores juntamente com os resíduos orgânicos coletados seletivamente em todos os municipios brasileiros através de lei federal, com impulso do PAC.

Precisamos de lei federal para instalar aterros sanitários em todos os municípios e não deixar a coisa largada como está, pois sustentabilidade é questão estratégica de um país bacana e legal para se viver.

Paguemos um pau para o caso do Grupo Pão de Açúcar que com as 89 Estações de Reciclagem, desde 2001, já recolheram mais de 15000 ton de materiais reciclaveis.

Como esta experiência pode ser ampliada e replicada?

Com sacolinhas plasticas fornecidas em supermercados ou nos outros pontos comerciais, farmácias, shoppings, feiras e etc!!!

Estamos falando de sacolas:
Verdes - Vermelhas - Azuis - Amarelas e Marrons para resíduos orgânicos. Todas com um simbolo grandão de reciclagem e no centro deste os dizeres:
Metal, Plastico, Papel, Vidro ou Orgânico, além de um quadradinho pequeno, bem pequeno com o nome do supermercado ou distribuidor das sacolas, ou, nenhuma propaganda.

Desta forma teremos sacolas que nos orientará e estimulará a abraçar a reciclagem levando os resíduos para os pontos de coleta da prefeitura, ferro-velho, estações de reciclagem nos supermercados ou diretamente nos aterros sanitários pois reciclagem virou coisa de gente 'chique', do contrário, entregaremos os atuais ambientalistas vesgos para o 'homem o saco'.

Viva as sacolas recicláveis coloridas!!!!

Na prática:

Compre uma Recicla Fácil ou visite um estabelecimento pessoalmente que as venda, e, mesmo que não compre veja os saquinhos coloridos, base para as sacolas recicláveis que serão produzidos pelas mesmas empresas que produzem os inúteis sacos brancos de supermercado.

Exemplo: O Lopes supermercado tem gestores bem intencionados em questões ambientais, tanto que em suas sacolinhas brancas dedicam mais espaço a orientar os consumidores em como reciclar vidro, metal, papel, plastico e resíduo orgânico utilizado as sacolinhas do Lopes.
Como um leigo ou a cadeia de valor que receber uma sacolinha branca vai diferenciar-se de outra uma sacolinha cheia de papel ou plastico se a densidade/peso para um leigo é a mesma?

Usando sacolas coloridas!!!

O Presidente deu 30 dias para a CBF alinhar o calendário esportivo brasileiro com o europeu para nunca mais o corinthians ou qualquer outro time ser 'desmontado' antes do término do campeonato, mas quanto tempo precisaremos para termos pessoas ecointeligentes neste país para promulgar um lei que implante a coleta seletiva neste país e as sacolas recicláveis coloridas??

Ou precisaremos da Marina Silva para isso??

Forte abraço e boa sorte a todos!!


Fontes:

Coletor Recicla Facil
http://www.reciclafacil.com.br/site_novo/produto.asp?cod=8

Termelétrica à biogás de lixo Bandeirantes
http://www.bovespa.com.br/wrs/FormConsultaProjeto.asp?Soem=38&CodProj=204

Premiação:
http://www.unibanco.com.br/vste/_exc/sou/pre/index.asp

Localização
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ie=UTF8&t=h&ll=-23.419187,-46.759486&spn=0.0178,0.043945&z=15

Estações de reciclagem no Brasil:
http://www.rotadareciclagem.com.br

Alexandre disse...

Olá Trainspotting!

Sou responsável pelas postagens do blog da ISES DO BRASIL.

Desculpa pela demora em responder a este seu comentário:
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7008180771134492062&postID=7658023844590059249

Gostei das suas considerações.

Queria saber se vc autorizaria que eu postasse seu comentário no blog.
Se sim, caso queira fazer alguma alteração, meu email é alex.ises.br@gmail.com

Preciso tb saber se vc quer assinar a postagem como Trainspotting mesmo, ou devo indicar algum outro nome.

Abraço,
Alexandre

Trainsppotting disse...

Alexandre,
Boa Tarde!

Acrecentaria dois links referentes aos modelos de sacolas/ferramentas para o exercicio e 'pratica' da reciclagem:

http://api.ning.com/files/Y-31f5CkFBU*Hg0U4sh*bJJHdhlQOnUptIFOfVi7Bwn3BqdEaD*ZD148dxqOil0eVU5TtRbqFeqkQh-kiZr8nWBme5yXs*zO/consumoreverso.PNG

http://api.ning.com/files/3S6qgB15bmhza*627bR413-MMWzka4xw0KoQcAC4fPDHJTtMXUaYVNUN7JvlEaqqZ--jqVocywS697gIg45ljbha0G61App0/consumoreversonoalvodamoda.JPG


abs

Alexandre disse...

Indico q o autor é Trainspotting, do blog Solar Bike. Fica bom assim pra vc?

Alexandre disse...

Olá Trainspotting,

Fiz algumas alterações no teu texto, para facilitar o entendimento. Acabo de postar. Caso vc não concorde com alguma alteração, é só me mandar um email.

Abraço,
Alexandre