sexta-feira, 24 de julho de 2009

Seminário "Construindo os Novos Rumos da Mobilidade Urbana na Grande Florianópolis"

Por Alexandre Montenegro

Ocorre hoje (24) no Plenário Stuart Wrigth da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, às 18h30min, o seminário "Construindo os Novos Rumos da Mobilidade Urbana na Grande Florianópolis".

O objetivo é construir uma rede de articulação política para incorporar e dar suporte aos debates desenvolvidos nos núcleos gestores do Plano Diretor, ao longo dos últimos anos, relativos à necessidade de construção de um novo modelo de organização da mobilidade urbana da região.

A iniciativa é da Deputada Estadual Ângela Albino (PCdoB) e do Vereador Ricardo Vieira (PCdoB).

Em tempo... Vale reproduzir aqui os comentários do Cesar Valente, em seu blog De Olho na Capital, sobre as últimas declarações do secretário dos Transportes de Florianópolis:

Por que não te calas, João Batista?
Por Cesar Valente, 24/07/2009

A nota a seguir foi publicada originalmente no blog do Moacir Pereira:
“Congestionamentos
O secretário dos Transportes de Florianópolis, João Batista Nunes, vice de Dário, está levantando dados para confirmar uma nova teoria: a de que os maiores congestionamentos registrados no centro da cidade são causados pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Quando as atividades escolares estão suspensas, desaparecem as filas gigantescas em direção à Trindade e até nas pontes.
João Batista levanta outra questão polêmica: o estacionamento gratuito no campus da UFSC.”


Hum… quando o João Batista começa a levantar teorias e a pensar, é melhor a gente se precaver. E que raciocínio original e brilhante é esse agora? Descobriu a pólvora! Ninguém tinha contado pra ele que uma universidade do tamanho da UFSC acolhe muitos milhares de alunos e professores e gera muito tráfego?

Claro, a solução para o trânsito da capital estava diante dos nossos olhos e ninguém via! Fecha-se a UFSC e pronto. Ou se transfere o campus para, sei lá, Palhoça. E, no embalo, que tal fechar outros grandes núcleos geradores de tráfego, como a Udesc, o Centro Administrativo do governo do estado, a Eletrosul, os hospitais (que recebem ambulâncias do estado inteiro), o Instituto Estadual de Educação… Ah, que nada, é melhor decretar ponto facultativo permanente. Como muito bem deve ter notado sua Excelência, nos domingos e feriados o trânsito fica que é uma beleza. Puxa, como é que ninguém pensou nisso antes?

Só mesmo um gênio do urbanismo para concluir que enfiar dezenas de prédios de doze andares em ruelas feitas para a passagem de carrocinhas do leiteiro não causa muito estrago. O que complica a cidade e bagunça tudo, é a existência de uma universidade. Trata-se de um equipamento urbano que além de não trazer qualquer benefício (afinal, há poucas coisas no Brasil mais fora de moda do que os cursos superiores e seus diplomas), constata-se agora, graças ao super-secretário, que congestiona a cidade inteira.

E o que estará o urbanista-amador-mor querendo sugerir com a outra descoberta espetacular, que os estacionamentos na UFSC (uma universidade pública) são gratuitos? Que se começarem a ser pagos os estudantes e professores trocarão seus carrinhos pelo maravilhoso, confortável e bem ventilado sistema de transporte coletivo da capital?

Será que se eu sugerir que o João Batista vá cachimbar formigas algum juiz ou juiza, cioso das reputações ilibadas dos políticos, inventará de tirar o meu blog do ar? Acho que não. Porque não se trata, a rigor, de ofensa, apenas de uma contribuição (ainda que modesta) para o repertório histriônico que o vice/super tem desenvolvido nos últimos tempos. Com raro talento, diga-se de passagem.

Nenhum comentário: