segunda-feira, 27 de julho de 2009

Códigos solares para edificações na China e Itália

Fonte das informações: Cidades Solares

Cidades e províncias da China colocam em vigor códigos solares para edificações. Somente este ano, duas cidades (Weihai e Anhai) lançaram seus novos códigos de obras, onde os aquecedores solares de água passam a ser obrigatórios. Mais de 10 cidades no país já contam com legislações solares bem como as províncias de Hainan, Jiangsu, Fujihan, Hebei e Yunnan.



O ponto de partida para implementação dos códigos solares de edificações se encontra na lei chinesa de energias renováveis que entrou em vigor em Janeiro de 2006. O artigo 17 da lei deixa claro que o governo incentiva e apóia empresas e indivíduos a utilizarem sistemas de energia solar térmica para aquecimento de água, calefação e refrigeração. Este mesmo artigo determina que as autoridades locais do setor de construção devem cooperar com conselhos municipais no estabelecimento de padrões técnicos e econômicos para implantação da energia solar nas edificações. O retrofit solar é também mencionado: para edificações existentes, os moradores devem instalar os aquecedores solares de acordo com as normativas em vigor assegurando qualidade e segurança.

Enquanto isso, na Itália, 167 municípios já implementaram códigos de obras solares de acordo com recente estudo publicado pela organização ambiental italiana Legamambiente. Para Edoardo Zanchini que representa esta organização os números são modestos já que o país conta com 2.996 municipalidades e existem referências de projetos já implantados que poderiam ser replicados com sucesso.

Nenhum comentário: