segunda-feira, 20 de julho de 2009

Viva a página 7!

Fonte: Greenpeace Brasil

O mercado de orgânicos está cada vez mais robusto no Brasil e, sendo assim, o pessoal que cuida desse setor dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) produziu este ano uma cartilha para informar o consumidor sobre os benefícios da produção de alimentos sem agrotóxicos. O livreto Produtos Orgânicos - O Olho do Consumidor Produtos Orgânicos - O Olho do Consumidor teve tiragem de 620 mil exemplares, distribuídos aos representantes dos Estados que ficaram encarregados de repassá-los aos consumidores. Além da cartilha, ilustrada pelo cartunista Ziraldo, a campanha do Ministério da Agricultura inclui também anúncios publicitários em rádios e TVs.

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o caso é que um trecho da cartilha deu o que falar. É o item 5 da página 7, onde se lê:

O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.
Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies.


Resultado? A distribuição da cartilha foi suspensa e a orientação agora é recolher o material que ainda está em caixas e substituir o texto da página 7 - provavelmente para aliviar a barra dos transgênicos.

Baixe aqui a cartilha (com a tal página 7 intacta) e faça a sua parte - distribua! Em tempo de internet, a atitude obscurantista de setores do Ministério da Agricultura é totalmente inócua.

Em tempo: A Fundação Pró-Sementes apresentou em Porto Alegre (no dia 17 passado) um interessante estudo em que mostra que grãos convencionais de soja tiveram produtividade 9% maior, em média, do que os transgênicos. Confira mais detalhes aqui.

Nenhum comentário: