quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Telhados-jardim

Fonte: Folha de São Paulo - Cotidiano - 12/2/2006
Por Daniela Tófoli

Plantas em telha adaptada também diminuem o ruído e contêm a água da chuva
Moradores usam "telhado vivo" contra calor

É só o estresse bater mais forte para a consultora de moda Christiana Francini, 36, correr para o telhado. É lá onde encontra sossego e recarrega as energias para a rotina que inclui casa, trabalho, marido e filhos. No telhado de Christiana há um jardim. No meio dele, uma jabuticabeira. Tudo em plena capital paulista.

Quando construiu sua casa, há dois anos, a consultora fez questão de um projeto que incluísse a área verde no telhado. "Queria aproveitar melhor o espaço e dar um jardim para meus filhos curtirem." No início, havia também uma horta, que acabou não vingando. O gramado, no entanto, não dá trabalho. "O jardineiro vem uma vez por mês. É tranqüilo manter as plantas."

Morar sob o jardim, com flores, pássaros e até borboletas, não é mais privilégio de países como Alemanha e Áustria e tem cada vez mais adeptos no Brasil, como Christiana. Em Porto Alegre, casas com "telhados vivos" (ou "telhados verdes") são comuns. A cidade tem até condomínios onde em todas as residências há jardim no teto. Em São Paulo, a tendência ganha força desde 2000.

Além da função estética, os telhados vivos trazem benefícios para os donos e, em larga escala, para as cidades. O morador ganha um local mais fresco e com menos barulho. Pesquisa da Unicamp, feita por Érika Mesquita, mestre em sociologia, mostra que uma residência com essa cobertura pode diminuir em cerca de 25% a necessidade do uso de ar-condicionado e em 40 decibéis o barulho se o substrato do jardim tiver 12 centímetros de profundidade.

Já as cidades passam a ter menos poluição, menos calor e inundações. A terra absorve a água da chuva, que não chega direto à rua.

Cidades do México e do Japão vêm oferecendo incentivos fiscais para moradores que cultivam seus telhados. Em Nova York, uma campanha também tenta convencer seus habitantes a plantarem no telhado. Em São Paulo, não há projetos nesse sentido.

As telhas podem ser aplicadas em cima de telhados já existentes, mas é preciso verificar se o peso é suportado. O material costuma ser mais caro que a telha comum.

Consultor do Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica, Márcio Araújo lembra que o trabalho malfeito pode causar infiltração. "O trabalho não pode ser feito de qualquer jeito."

Teto verde tem frutíferas e paineiras

Uma casa mais fresca e que se diferenciasse das vizinhas era o sonho do engenheiro Paulo Renato Guimarães, 49, morador de Ipanema, em Porto Alegre. Há dois meses, ele realizou o desejo de uma só vez colocando um telhado verde.

Em dois dias, ganhou um teto cheio de plantas, que se tornou atração na rua, e sentiu o calor nos cômodos diminuir. "O sótão, principalmente, era quente demais e eu queria um isolamento térmico. Com o jardim, isso aconteceu naturalmente."

Guimarães diz que nunca precisou podar nem regar o telhado. "Passamos por uma seca grande em Porto Alegre e o jardim sobreviveu. Não precisa de manutenção nenhuma."

Na unidade Jabaquara do Laboratório Fleury, zona sul de São Paulo, a preocupação era diminuir o barulho. Situado a 500 metros da pista do aeroporto de Congonhas, o imóvel ganhou uma forração verde que ajudou a fazer o isolamento acústico. A área tem espécies como paineiras e tipuanas, algumas já existentes no terreno e transplantadas para a laje.

É possível também encontrar na capital paulista jardins suspensos que abrigam árvores frutíferas nas alturas. Oito andares acima do solo, o jardim de Hatiro Shimomoto, na Penha, dá de tudo: romãs, maracujás, rosas. Cultivado há cerca de 20 anos, é um verdadeiro oásis em meio ao concreto e à poluição. Hatiro quer espalhar a idéia e, em dezembro passado, entregou ao secretário municipal do Verde, Eduardo Jorge, uma proposta para que edifícios com mais de cinco andares tenham jardim na cobertura. "Seria maravilhoso ver telhados verdinhos e devolver um pouco da natureza para São Paulo." (DT)

===

As quatro primeiras fotos são do site Ecotelhado (de cima para baixo: sítio, casa, parada de ônibus e hotel). A quinta foto é de David Holmgren e está disponível no site Ecossistemas Design Ecológico.

Outras informações e fotos em:
Ecotelhado
Ecossistemas Design Ecológico
Natural Design Telhados Vivos
IDHEA - Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica
Green Roofs for Healthy Cities

Clique aqui para baixar uma cópia da mais recente edição da revista
Green Roof Infrastructure Monitor
.

Leia também:
"Telhados verdes": pequenos pulmões para grandes cidades
Telhados “verdes” apresentam benefícios em economia de energia
Telhados verdes - a cobertura ecológica
Por que utilizar telhados verdes?
Esquema com os principais componentes de um "telhado verde" (em inglês)

2 comentários:

Tobias Amorim disse...

Muito obrigado por esse artigo...
Esse é um tema que tem uma grande importancia, principalmente para o Brasil, devido as suas grandes vantagens relacionadas tanto a climatizacao, quando a protecao contra inundacoes.

Alexandre disse...

Olá Tobias!

Nós que agradecemos por sua participação e colaboração freqüente ao blog!