terça-feira, 6 de novembro de 2007

Vidro autolimpante com gerador de energia

Fonte: Folha Online / Efe, 21/08/2007

Uma equipe de pesquisadores taiuaneses anunciou o desenvolvimento de um vidro para janelas autolimpante, com isolamento térmico e que produz eletricidade.

Chin-huai Young, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Taiwan, iniciou a pesquisa em 2003. Ele afirmou ao jornal "Diário Econômico de Taiwan" que o projeto busca proteger o ambiente.

O vidro tem três camadas: um nanômetro de dióxido de titânio que funciona como um limpador ao produzir oxigênio e íon OH que retira substâncias orgânicas, uma camada de silício que gera eletricidade e uma camada isolante.

Um metro quadrado deste tipo de vidro produz 6,8 quilowatts-hora a um custo de US$ 0,30 ao mês, diz Young.

A camada isolante bloqueia 90% do calor e das radiações, deixando passar apenas 7% da luz visível, enquanto outros vidros isolantes "bloqueiam 63% da luz e dos raios ultravioleta, mas permitem a passagem de raios infravermelhos, levando ao aquecimento", explicou Young.

Um modelo de casa com esse tipo de vidro manteve uma temperatura média de 25ºC em experimentos realizados por Young em Taiwan, quando a temperatura exterior era de 34ºC.

O projeto de US$ 1,5 bilhão foi financiado pelo Ministério da Educação.

Nenhum comentário: