quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Conferência em Bali vai discutir preço para países pobres manterem florestas, diz Lula

Agência Brasil, 27/11/2007
por Carolina Pimentel

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (27) que durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada no próximo mês em Bali, na Indonésia, será discutido o preço que os países ricos devem pagar para os pobres manterem suas florestas.

“Você não vai convencer um pobre de nenhum país do mundo de que ele não pode cortar uma árvore se não tiver como troco [o direito] de trabalhar e comer”, afirmou Lula, ao discursar durante o lançamento do Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O presidente destacou que o debate sobre as mudanças climáticas não é apenas econômico ou ambiental, mas também político, ao referir-se aos Estados Unidos, que produzem etanol a partir de milho, matéria-prima mais cara.

“Um pobre querer ficar rico é fácil, o problema é querer que alguém diminua o seu padrão de consumo, o que leva às guerras”, acrescentou Lula.

O relatório do Pnud constata que as populações pobres são as mais atingidas pelas mudanças climáticas, porque não possuem sistema de proteção ou reservas.

Nenhum comentário: