quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Usina nuclear japonesa sofre incêndio sem vazar radiação

Folha Online, com informações da Efe, em Tóquio - 20/09/2007

A usina nuclear japonesa de Kashiwazaki, a maior do mundo em capacidade de produção, sofreu hoje (20/9) um incêndio no telhado de uma de suas instalações, que não provocou nenhum vazamento radioativo, informou a agência Kyodo.

O fogo começou por volta das 10h50 (22h50 de quarta-feira, em Brasília), no reator número 1 da central. O motivo foi a avaria de um cabo de eletricidade do sistema de refrigeração.

As equipes de emergência apagaram as chamas em meia hora, segundo a Tokyo Electric Power. Além disso, a companhia afirmou que não houve feridos.

O complexo na província de Niigata, no noroeste do país, está fechado desde que foi danificado por um forte terremoto, em julho. Na ocasião, a empresa relatou vazamentos radioativos e 63 falhas de funcionamento. Cerca de 1,2 metro cúbico de água radioativa foi parar no Mar do Japão.

A companhia elétrica insistiu porém que a central não sofreu nenhum "dano grave" em sua estrutura.

Uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) inspecionou em agosto passado as instalações e determinou que a central deveria permanecer fechada por cerca de um ano antes de voltar a funcionar.

Leia mais
* Usina admite mais vazamento de radiação no Japão
* Tremor no Japão mata sete, fere 800 e gera vazamento radioativo

Nenhum comentário: