sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Lula diz que Brasil terá em breve carro com peças de plástico derivado do álcool

fonte: Ana Paula Marra e Carolina Pimentel, repórteres da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou esta semana que em breve o Brasil terá um “carro verde”, ou seja, um automóvel cujas peças serão de plástico derivado do álcool, e não mais do petróleo.

O anúncio foi feito em discurso na cerimônia de abertura do Dia do Brasil (12/9), em Estocolmo, na Suécia. Lula destacou a importância de Brasil e Suécia desenvolverem parcerias em projetos de energias renováveis.

“Foi assim, com grande satisfação, que assinamos ontem (11/9) o memorando de entendimento sobre cooperação em energias renováveis. Estão dadas todas as condições para que empresas suecas e brasileiras juntem-se no desenvolvimento e pesquisa desse próximo passo na revolução energética”.

Lula afirmou que o Dia do Brasil vai representar um excelente negócio para empresários suecos e brasileiros darem um novo impulso às relações econômicas entre os dois países.

O comércio entre os dois países no ano passado se aproximou dos US$ 1,5 bilhão, e este ano deverá ultrapassar, segundo informou Lula, os US$ 2 bilhões. “Ainda há muito por fazer. É justamente essa a missão de vocês, empresários, que hoje se reúnem no Dia do Brasil”, afirmou o presidente.

O presidente Lula voltou a defender a importância dos países chegarem a uma “conclusão satisfatória” para a Rodada Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC).

“É o momento de igualarmos as regras aplicáveis ao comércio de produtos agrícolas que incidem sobre o comércio de bens industriais. Uma conclusão satisfatória para a Rodada Doha, na OMC, é inadiável. Não podemos colocar em risco o conjunto do sistema multilateral de comércio, com prejuízos sobretudo para os países mais pobres”, defendeu.

Nenhum comentário: