terça-feira, 17 de julho de 2007

Terremotos atingem Japão e provocam vazamento na maior usina do mundo

Globo Online, com agências internacionais
16/07/2007

TÓQUIO - Dois terremotos atingiram nesta segunda-feira a costa noroeste do Japão, provocando ao menos oito mortes e deixando mais de 800 pessoas feridas, além de 10 mil desabrigadas. O primeiro tremor, que atingiu 6,8 graus na escala Richter, provocou também vazamento de água contendo materiais radioativos na usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, a maior do mundo.

De acordo com Katsuya Uchino, representante da Tokyo Electric Power Company, que administra a usina, vazaram de uma de suas unidades 315 galões de água (cerca de 1.200 litros). O material teria alcançado o Mar do Japão, mas não tem efeito sobre o meio ambiente, segundo nota da empresa. Um incêndio num transformador da usina foi rapidamente controlado, mas ainda não se sabe quando a TEPCO poderá retomar o funcionamento de três geradores.

(...)

A usina que registrou o vazamento tem capacidade para produzir energia para cerca de 16 milhões de residências - todo o Japão possui 47 milhões. Kashiwazaki-Kariwa, que é administrada pela Tokyo Electric Power Company, só perde em capacidade de geração de energia para as três maiores hidrelétricas do planeta, entre elas Itaipu.

Leia o artigo completo

Assista ao vídeo da BBC com imagens da tragédia

5 comentários:

Tobias Amorim disse...

Associado a esse fato ocorrido no Japao, alé do fator segurança da energia nuclear se posto novamente em prova, o fator de concentracao da geracao de energia se torna também um importante tema. Pois, por causa de tal acidente, a geracao de energia para 16 milhoes de habitacoes fica comprometida e nao se sabe quando a usina poderá voltar a operar. No caso de uma extrutura descentralizada de geracao a tragêdia poderia ser muito menor além de poder se reestruturar em um tempo superior.

Alexandre Montenegro disse...

muito bem colocado, tobias!
é por aí mesmo. a chave está na descentralização da geração.

Anônimo disse...

Hi,
Vida

Anônimo disse...

muito bem

Bom Dia

Orlando Tambosi disse...

Brincando:olha a atualização aí...