sábado, 24 de outubro de 2009

Desafio Solar: Federais são campeãs, UFRJ nos monocascos e UFSC nos catamarãs

Começa a campanha para o Desafio Solar Brasil 2010
Fonte: Revista Náutica Online, por Gisele Maia, da assessoria do Desafio Solar Brasil

O Desafio Solar Brasil, primeiro rali de barcos movidos à energia solar realizado no país, se encerrou neste sábado (24/10). No acumulado da competição, na classe dos monocascos, o campeão foi o barco Carcará, seguido por Gabriela (ambos do Laboratório de Mecânica da Turbulência – Coppe/UFRJ) e Ipanema (do Grêmio Náutico da UFRJ). Na disputa dos catamarãs venceu Vento Sul (da Universidade Federal de Santa Catarina), seguido por Peixe Galo (do Projeto Grael de Niterói) e Água Viva (do Instituto Náutico de Paraty).

No entanto, na prova do dia o pódio ficou um pouco diferente: liderou a prova na classe dos catamarãs o barco Água Viva. O segundo colocado foi Peixe Galo. O barco Cajaíba ficou em terceiro lugar e a equipe subiu no pódio pela primeira vez.

Entre os monocascos venceu o barco Carcará e Gabriela ficou em 2º. A equipe do Ipanema, que não completou a prova, não subiu no pódio.

O Desafio Solar Brasil foi organizado pelo Polo Náutico da UFRJ e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas e renováveis de energia, articulando centros de pesquisa, bem como divulgar para a sociedade o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros.

O Desafio começa agora

A competição termina hoje, mas o desafio de desenvolver o uso de energia solar no Brasil está apenas começando. Ontem, após a premiação do dia, os membros das equipes se reuniram na tenda principal do evento para o debate “Desafio Solar Brasil – experiências, dificuldades e soluções”. Durante a conversa, um consenso: para que de fato haja impacto e desenvolvimento de pesquisas, o evento preciso ser anual.

Da reunião de ontem, saiu uma comissão para a organização do Desafio Solar Brasil 2010, com representantes das diversas instituições que participam da competição. A comissão deve se reunir já na primeira quinzena de novembro, em local e data a serem confirmados.

Um comentário:

Alessandra disse...

Parabéns campeões!!!