sábado, 24 de outubro de 2009

Carros movidos a energia solar se alinham para prova diferente

Fonte: Folha de São Paulo / Reuters, 24/10/2009

Com uma frota de veículos semelhantes a grandes insetos, espaçonaves e painéis solares, amantes de automóveis e fabricantes de todo o mundo se juntaram no norte da Austrália para uma corrida diferente.

Conhecido como o Desafio Verde Global, carros movidos a energia solar e ambientalmente eficientes partem neste sábado para uma corrida de 3.000 quilômetros pelas florestas, desertos e planícies costeiras da Austrália, tudo em nome do meio ambiente.

Uma frota de cerca de 38 carros movidos a energia solar de 17 países, desenhados principalmente por estudantes de engenharia, vão levar cerca de uma semana para ir de Darwin a Adelaide, em evento que é realizado a cada dois anos desde 1987.

Pela primeira vez também há uma segunda categoria, o Eco Challenge, na qual 17 carros de dez fabricantes competirão em veículos ambientalmente corretos e que estão à venda ou estarão em breve, para provar qual é o mais eficiente em termos da queima de combustível.

"Acreditamos que os carros com energia solar foram pioneiros em uma variação de avanços tecnológicos, mas eles não são carros de estrada na prática," afirmou o porta-voz do evento, Mike Drewer.

"Mas agora, com o mundo procurando por soluções práticas, há veículos alternativos sendo feitos por grandes fabricantes, que são mais eficientes em termos de combustível e fazem menos emissões," acrescentou.

O Eco Challenge tem carros da Tesla, Ford, Kia, Honda, Hyundai, BMW, Skoda, Suzuki, Holden e HSV.

Drewer espera que a atenção permaneça mais no desafio de carros movidos a energia solar, com sua frota única de estranhos veículos que enfatizam a pesquisa e o progresso no desenvolvimento da tecnologia.

"A corrida solar é única porque cruza um continente inteiro e se tornou um pináculo para carros solares," afirmou.

Por exemplo, o modelo da Universidade de New South Wales, na Austrália, o Sunswift IV, tem três rodas, é feito de fibra de carbono e pode alcançar 115 km/h usando apenas 1.300 watts, o mesmo usado para tostar duas fatias de pão.

Drewer espera boas performances de carros da Universidade de Michigan (EUA), da Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha) e de alguns concorrentes japoneses.

Também participam modelos da Bélgica, Turquia, Alemanha, França, Malásia, Suíça, Índia, Canadá, Irã, Taiwan, Grécia e Cingapura.

Clique aqui para ir ao site do evento.

Nenhum comentário: