quinta-feira, 24 de julho de 2008

Prefeitura de Florianópolis incentiva o uso da bicicleta

Alguns destaques da postagem abaixo:

* Florianópolis vai sediar e coordenar, em 2009, o Grupo Temático de Transportes não motorizados, da Rede Mundial de Cidades pela Mobilidade

* Quando as rotas cicloviárias ficarem prontas, Florianópolis vai implantar o modelo parisiense de aluguel de bicicletas, o Vélib.

========


Até o final do ano Florianópolis vai ter mais de 41 quilômetros de ciclovias. Deste total, 23 quilômetros foram executados na atual administração. O restante, 15 quilômetros, pelo governo estadual e três pela administração municipal anterior. Com as implantações de novas rotas cicloviárias nos balneários e no Centro da Capital, o hábito do ilhéu está mudando, nitidamente: ele passou a andar mais de bicicleta.

A arquiteta do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Vera Lúcia Gonçalves, lembrou que a ciclofaixa da rua Frei Caneca, em fase de construção, já era usada por alguns ciclistas. "Outro dia avistei um casal de bike namorando na ciclovia da Beira-mar, isto é um sinal que o transporte alternativo tá pegando", observou.

No mês passado Vera esteve em Stuttgart, na Alemanha, representando Florianópolis no encontro da Rede Mundial de Cidades pela Mobilidade e trouxe uma boa notícia: Florianópolis foi escolhida para sediar e coordenar, em 2009, o Grupo Temático de Transportes não motorizados. "O prefeito de Stuttgart, Wolfgang Schuster, terá presença garantida neste evento, onde vamos debater o transporte alternativo".

Ela disse que a intenção da prefeitura é desenvolver até o final do ano dez rotas cicloviárias na cidade. "O Plano Diretor Participativo é um instrumento fundamental a ser utilizado para assegurar a implantação destas rotas inteligentes, com a inclusão das obras no orçamento municipal". Quando as rotas cicloviárias ficarem prontas, Florianópolis vai implantar o modelo parisiense de aluguel de bicicletas, o Vélib.

"Nossa intenção é colocar 10 estações em praças e em outros locais da cidade. As bikes ficam encaixadas nos pára ciclos. Para alugá-las, basta o interessado passar um cartão que elas ficam livres, como nos modelos europeus". Vera comentou que o IPUF está estudando proposta de uma empresa francesa para instalar os Vélibs em Florianópolis.

Retirado de: www.pmf.sc.gov.br/portal/noticias/comunicacao/?acao=destaque&id_noticia=5

Mais notícias em www.viaciclo.org.br/noticias.php

Nenhum comentário: